Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Iniciados os Jogos Estudantis de Teresópolis 2011(JET 2011)


Iniciados os Jogos Estudantis de Teresópolis 2011

Teresópolis, 26 de setembro de 2011- A Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Educação e de Esportes e Lazer, promoveu nesta segunda-feira, 26 de setembro, a abertura festiva dos Jogos Estudantis de Teresópolis (JET). Os jogos são coordenados por uma Comissão Organizadora, com direção geral do Serviço de Educação Física da Secretaria de Educação, coordenado pelo professor Fabio Turl, e são divididos em três categorias (masculinas e femininas) – até 13, até 15 e até 17 anos.


Visando promover a integração dos alunos através da prática esportiva, os Jogos Estudantis pretendem valorizar a competição sadia e desenvolver o desporto amador no meio estudantil, incentivando o intercâmbio social e afetivo dos estudantes das redes pública e particular. “As competições interescolares são um importante instrumento de incentivo à prática de atividades esportivas. Os Jogos Estudantis estimulam a formação da cidadania e proporcionam o resgate da autoestima e dos valores de solidariedade e respeito mútuo”, avaliou a Secretária Municipal de Educação, professora Neli Pampillón, que ainda lembrou ter dado aula da maioria das escolas participantes ou ter sido aluna dos professores que dão nome a elas.

Contando com a participação de cerca de 3 mil alunos em disputas coletivas e individuais, a competição será realizada até o dia 30 de outubro no Ginásio Pedrão e também no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Clube Comary, Clube Bom Retiro, Clube Várzea, SESC e Clube de Xadrez.

Abertura
A cerimônia de abertura, realizada no Ginásio Pedrão, contou com a apresentação da Banda Dançante do Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso) e da Equipe de Ginástica Rítmica da Vila Olímpica da Mangueira, composta por crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos e considerada o cartão de visitas do Projeto Olímpico da Mangueira.

Durante o evento, foram prestadas homenagens aos voluntários de instituições sociais, humanitárias, educacionais, ambientais e de segurança, além de artistas de teatro e da música que, num gesto de solidariedade e amor ao próximo, prestaram socorro e atendimento às vítimas do temporal de 12 de janeiro.


Após a formação dos representantes das 20 escolas participantes dos JET 2011, foi a vez de ingressar o Pavilhão Olímpico, transportado pelos alunos da Escola Municipal Aclimea Nascimento, a primeira escola em tempo integral da Rede Municipal, seguido da entrada do professor e atleta de jiu-jítsu Ricardo Guedes, carregando a tocha simbolizando o Fogo Olímpico. O juramento dos atletas foi proferido pela estudante Camila Oliveira, aluna do Colégio Nossa Senhora do Carmo.

Após o hasteamento das bandeiras, o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Demerval Casemiro, ressaltou o empenho do Prefeito Interino Arlei e equipe na realização dos jogos. “Este evento é uma resposta àqueles que estavam torcendo para que os Jogos Estudantis não acontecessem em sua temporada 2011. Porém, por ordem do Prefeito, os jogos estão se iniciando hoje e em 2012 terão uma versão ainda melhor”, declarou o secretário.

O Prefeito Interino Arlei aproveitou o momento para elogiar o trabalho de sua equipe. “Sinto orgulho de estar nesta cerimônia tão linda. A cada dia fico mais animado com a competência e o carinho com que a Secretaria de Educação vem trabalhando em nosso município. Em 2012 os Jogos Estudantis serão melhores ainda”, disse Arlei.

Prestigiaram a abertura dos Jogos os secretários municipais Marco Antônio da Luz (Segurança Pública) e Carlos Tucunduva (Turismo), o Ouvidor Geral Luiz Carregal, representantes das Secretarias dos Direitos da Mulher, de Governo e de Meio Ambiente e Defesa Civil, além dos Vereadores Dr. Carlão e Mandinho.

Modalidades e competidores
As escolas que competem nos Jogos Estudantis de Teresópolis 2011, nas modalidades coletivas de futsal, handebol, basquetebol e voleibol e nas modalidades individuais de atletismo, badminton, corrida rústica, orientação, tênis de mesa e xadrez são: escolas municipais Alcino Francisco da Silva, Beatriz Silva, Cerom, Cedal Ginda Bloch, Manoel Medeiros, Mariana Leite Guimarães, Neidy Angélica, Nossa Senhora de Fátima, Paulo Freire e Sakurá; os colégios estaduais Campos Salles, Edmundo Bittencourt, Higino da Silveira, Presidente Bernardes, CIEP 285 José Olímpio e CIEP 475 Sebastião Mello; e as escolas particulares Mendes Faria, Nossa Senhora do Carmo e Centro Educacional Serra dos Órgãos.



Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário