Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MIRES-Museu do Imigrante da região serrana deverá ser instalado em Teresópolis RJ

MIRES: SOCIEDADE SE REÚNE PARA FORMAR ASSOCIAÇÃO EM PRÓL DO MUSEU DO IMIGRANTE DA REGIÃO SERRANA

Teresópolis,26 de setembro de 2011.Mais um importante passo foi dado na batalha pela construção do Museu do Imigrante da Região Serrana (MIRES). Na manhã do último dia 15 de setembro de 2011, aconteceu,na Casa de Portugal de Teresópolis ,uma reunião para instalação da Associação de Amigos do Museu do Imigrante da Região Serrana. Jornalistas, historiadores, gestores de museu e representantes da sociedade civil organizada estiveram presentes na reunião a convite do deputado estadual Nilton Salomão. 

Para o parlamentar o momento foi histórico. “Hoje nós fazemos história em Teresópolis. O envolvimento de diversos setores da sociedade nesta Associação de Amigos do Museu será nossa arma de mobilização da sociedade para esta causa. O museu, sem dúvida, vai gerar emprego, renda, enfim, movimentará a economia da cidade além de renovar o circuito turístico.” , disse o parlamentar.

Quem também esteve presente foi o ex-secretário de cultura Wanderley Perez que comentou sobre a forma de instalação do Museu. “ A criação desta Associação talvez seja o passo mais importante para criação do Museu. Agora é preciso discutir também que tipo de museu vamos querer: se é um museu estático como o de  Petrópolis, ou um museu audiovisual.”, disse  Wanderley.

Localização do Museu:
O Museu ficará em Teresópolis como determina o decreto estadual nº 31.029/2002. Na reunião foi colocado que o local que está sendo estudado para implantação do MIRES é o histórico Hotel Várzea. Salomão afirmou que já existem tratativas com a intenção de tornar o Hotel Várzea a sede do MIRES e que o governo do estado já está analisando a viabilidade de aquisição do local. 

Equipe Multidisciplinar esteve em Teresópolis para discutir Criação do Mires:

No dia 31 de julho de 2011 deste ano esteve reunido no Hotel Várzea um grupo multidisciplinar formado Elenora Nobre e Luciene Figueiredo, da Superintendência de Museus (SMU); Lúcia Ibrahim, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram); Márcia Bibiane, da Secretaria de Museus do Estado; Morgana Eneile, assessora do Ministério da Cultura; Edith Sidi e Marcio de Paula, da Soarte; Regina Rebello, do serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do município, o ex-secretário de Cultura de Teresópolis Wanderley Peres, responsável pelo Pró-Memória Teresópolis e o autor da lei que instituiu o Mires, deputado Nilton Salomão.

Fonte:niltonsalomao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário