Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Prefeitura de Teresópolis e Governo do Estado dragam rios no interior e fazem Articulação para garantir permanência de máquinas do Projeto Limpa Rio


Prefeitura e Governo do Estado dragam rios no interior

Articulação do Prefeito Arlei garante permanência de
máquinas do Projeto Limpa Rio em Teresópolis

Teresópolis, 23 de setembro de 2011 – Resultado da articulação política do Prefeito Interino Arlei com o Governador Sérgio Cabral e o Vice-governador Luiz Fernando Pezão, as máquinas do Projeto Limpa Rio, que estavam atuando em Vieira, no 3° Distrito, vão continuar trabalhando no interior do município. O projeto consiste na limpeza e desobstrução dos corpos hídricos, no reflorestamento e no desenvolvimento da educação ambiental em todo o Estado do Rio, sendo que em Teresópolis vai atuar no desassoreamento dos rios do 2º e do 3º Distritos, principalmente nas áreas atingidas pelo temporal de janeiro. 

Sem programação de atividades, o maquinário corria o risco de deixar a cidade. Contudo, por determinação de Arlei, foi feita uma agenda de atividades e nesta quinta-feira, 22, as máquinas começaram a desassorear o Rio Formiga, em Santa Rosa. A limpeza prosseguirá até Mottas e será levada em seguida às localidades de Água Quente e Santa Rita. A ideia é que a terra retirada dos rios seja usada como uma espécie de barreira, evitando que o rio transborde e invada as lavouras na época das chuvas.

“Estamos trabalhando pela população, na cidade e no interior, e as ações têm sido positivas. A dragagem dos rios será levada ao 2º e 3º Distritos. A próxima ação será o asfaltamento das estradas do interior, em parceria com o Governo do Estado e que está previsto para o início de outubro”, adiantou o Prefeito Arlei, que esteve em Santa Rosa no final da tarde desta quinta, acompanhado dos secretários municipais Zezinho (Agricultura) e Coronel Roberto Silva (Meio Ambiente e Defesa Civil) e assessores.

As cerca de 150 famílias de Santa Rosa aprovam a limpeza do rio que corta a localidade e que se encontra extremamente assoreado, principalmente depois do temporal de janeiro. A preocupação da comunidade era que, sem a dragagem, o rio transbordasse na época das chuvas que se aproxima, invadindo as casas.  “O rio não era limpo há pelo menos uns sete anos, apesar do pedido antigo dos moradores. Lutamos muito por isso e agora estamos sendo atendidos pelo Prefeito Arlei”, agradeceu o morador Claudio Marcio, acrescentando que outro pedido da comunidade é a realização de obras de drenagem para escoamento da água da chuva, garantindo a atividade agrícola na região.

O Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, destacou que esse trabalho é uma importante ação de reconstrução e de prevenção realizada pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado. “Também atende as demandas apresentadas pelos líderes comunitários ao Prefeito Arlei durante reunião de trabalho na última segunda, 19. Estamos montando uma programação de obras de contenção de encostas, de recuperação de pontes e de dragagem de rios, por orientação do Prefeito Arlei, para que essas ações tenham mais agilidade”.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário