Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

“Preservando Vidas”: iniciativa do CRIAAD visa conscientizar moradores da Fonte Santa sobre a importância da preservação ambiental em Teresópolis


 “Preservando Vidas”: iniciativa do CRIAAD visa conscientizar moradores da Fonte Santa sobre a importância da preservação ambiental

Teresópolis, 22 de setembro de 2011 – O Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) criou o projeto “Preservando vidas”, uma iniciativa pedagógica junto aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na unidade. O objetivo é conscientizar os moradores do Conjunto Habitacional Fonte Santa – construído no entorno do CRIAAD – sobre a necessidade da preservação ambiental.

Com o patrocínio da Vara da Infância e da Juventude e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil e de Desenvolvimento Social, durante três meses os adolescentes foram agentes multiplicadores de preservação ambiental. A iniciativa serviu para estimular uma mudança de atitude da comunidade local, mostrando a importância da boa convivência entre o homem e a natureza, gerando melhor qualidade de vida para toda a sociedade. A área também será reflorestada, com o plantio de 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A ação será realizada no domingo, dia 25, data em que as atividades serão oficialmente encerradas.

Nesta quinta-feira, dia 22, Leandro Coutinho, Coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal, ministrou palestra para a comunidade local e adolescentes do programa. A abordagem do encontro foi a importância da preservação do meio ambiente.
Leandro Coutinho, Coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal, ministrou palestra para a comunidade local e adolescentes do CRIAAD

“Este projeto possibilita ações socializantes, mobilizadoras e transformadoras das relações sociais, interferindo positivamente na vida dos adolescentes e também na comunidade local”, explicou Davi Custódio de Souza, responsável pelo programa “Preservando Vidas”. Segundo ele, a utilização dos adolescentes como multiplicadores de ações de preservação ambiental resgata a auto-estima e a autoconfiança dos jovens do CRIAAD. “Colaborando na preservação do meio ambiente, estes adolescentes podem desenvolver um pensamento crítico, bem como perceber melhor sua relação com o mundo, impulsionando a cidadania e a transformação em suas vidas”, completou.

Área de preservação ambiental
O CRIAAD Teresópolis fica localizado na antiga Fazenda Fonte Santa, área de preservação ambiental que faz parte do bioma Mata Atlântica, situada no Parque Nacional dos Três Picos. Em 2008, a Companhia Estadual de Habitação do Estado construiu 45 unidades habitacionais no local – o Conjunto Fonte Santa – para famílias do Morro do Perpétuo, que tiveram suas casas interditadas em 2002 devidos as chuvas daquele ano.

No entanto, não foi realizado com a comunidade local um trabalho de conscientização, visando a manutenção dos recursos naturais. De acordo com Davi, é possível perceber uma mudança brusca no ambiente do entorno do CRIAAD. “Implementamos ações visando a conscientização dos moradores do Conjunto Fonte Santa, explicando sobre a necessidade de se manter uma convivência harmoniosa entre o homem e a natureza. Estamos repassando para a população daqui informações sobre o meio ambiente e a necessidade de preservação do espaço onde vivemos”, finalizou. 

Texto: Fabiana Fuchs
Foto: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário