Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de junho de 2012

1º Encontro das Religiões de Matrizes Africanas reúne grande público na Casa de Cultura de Teresópolis

Anaísa Malhardes, Adalcir Serafim Lima, Adailton Moreira e Delmo Ferreira
1º Encontro das Religiões de Matrizes Africanas reúne grande público na Casa de Cultura


Teresópolis, 11 de junho de 2012 - No último domingo, 10, foi realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch o 1º Encontro das Religiões de Matrizes Africanas de Teresópolis. O evento, coordenado por Luciano Lima, da Organização não-governamental Diversidade LGBT de Teresópolis, teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, e reuniu dezenas de interessados.

Com programação que incluiu palestras e apresentações de manifestações culturais, o encontro teve como objetivo o debate acerca das origens das religiões afro-descendentes e o enfrentamento à intolerância religiosa. As atividades começaram com uma roda de capoeira apresentada pelo Grupo de Capoeira Ganga Zumbi, com Mestre Cidinho, Mestre Batata e alunos. Logo depois, foi realizada uma mesa redonda com a participação da promotora Anaísa Malhardes, o acadêmico Delmo Ferreira, o ogam ominale Adalcir Serafim Lima e o assessor para Enfrentamento Religioso da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Adailton Moreira.

O evento teve ainda a apresentação de três coreografias – 'Sonho do Pescador', 'Amor Cigano' e 'Homenagem a Yabas' -, todas interpretadas pelos dançarinos da Companhia de Dança Caravana do Oriente, e uma oficina infantil no ateliê de pintura.
Coreografia Sonho do Pescador

O 1º Encontro das Religiões de Matrizes Africanas teve a participação de líderes, orientadores espirituais, dirigentes e membros de diversos centros espíritas de Teresópolis, entre eles, CEUXCO, CEXA, CEUIM, CEULOB, CEUTOO, CEUAI, CEUY e São Geraldo. Ao fim do evento, ficou definida a formação de um grupo de atuação em defesa das religiões de origem africana.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário