Teresópolis, 14 de junho de 2012 - A Secretária Municipal dos Direitos das Mulheres, Joselice Cerqueira, representou Teresópolis no Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Política para as Mulheres, ocorrido nesta segunda, 11, e terça-feira, 12, em Brasília. O evento, aberto pela Ministra Eleonora Menicucci, contou com a participação de cerca de 200 gestoras estaduais e municipais de todo país e de representantes de vários ministérios. As deputadas federais Janete Pietá, Coordenadora da Bancada feminina na Câmara dos Deputados, e Luiza Erundina também estiveram presentes.
“Precisamos que os organismos de todas as esferas de governo estejam fortalecidos para que as políticas nacionais cheguem às mulheres em seus municípios, pois é ali que as elas moram, vivem e trabalham”, afirmou a Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, na abertura do evento.
Entre os desafios do fórum estão: superação dos limites dos programas e projetos que incluem as mulheres; priorização da construção de creches e escolas públicas; acesso à moradia digna e a programas de geração de renda; e combate à fome e à pobreza.
As deputadas federais Janete Pietá e Luiza Erundina reforçaram a importância da participação das mulheres no exercício do poder, tanto no Executivo como no Legislativo, colocando-as em situação de igualdade com os homens. De acordo com as legisladoras, é preciso lutar para que existam mais mulheres no poder, em postos de decisão, buscando a igualdade entre homens e mulheres na sociedade e dentro dos partidos políticos, com respeito à diversidade e contra qualquer forma de discriminação. Além disso, é preciso continuar investindo em políticas para atender a especificidade das mulheres vítimas de violência.
Na ocasião, também foi abordada a participação das mulheres na Rio+20, da qual a Ministra Eleonora Menicucci participará, acompanhada da Assessora Especial, Sônia Malheiros. De acordo com Sônia, durante a Eco-92, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) não existia, nem uma série de organismos de políticas voltadas para as mulheres. A assessora acrescentou que agora a SPM, criada há nove anos, já esteve à frente de várias conferências, entre elas, a Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, promovida pela Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe). “Queremos articular ações, não só para a Rio +20, mas também reconhecer tudo o que foi construído pelas mulheres dentro do tema da sustentabilidade”, destacou Sônia Malheiros.
Dentre os compromissos assumidos no fórum está a criação de um Centro de Dados, para que se tenha um quadro real sobre a violência no país e em cada município. O documento final está em elaboração e será encaminhado em breve para as Secretarias.
Capacitação
Durante esta semana, 11 técnicas do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), Núcleo da 110ª Delegacia de Polícia e da Casa de Passagem, que se encontra em fase de término das obras para inauguração, participam, no Rio de Janeiro, do Curso de Capacitação para Centros de Atendimento à Mulher.
A capacitação está sendo ministrada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) e pela Superintendência dos Direitos da Mulher (Sudim), com carga horária de 40 horas, e tem por objetivo treinar profissionais para atendimento qualificado à mulher em situação de violência.
De acordo com a Secretária Municipal dos Direitos da Mulher, Joselice Cerqueira, é importante frisar que, segundo dados da 110ª DP, 40% dos boletins de ocorrência do município são de violência contra a mulher e que, pelas estatísticas oficias, o Brasil ocupa a 7ª posição no mundo em morte de mulheres por violência doméstica e familiar.
Texto: Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário