Teresópolis, 25 de junho de 2012 – No último sábado, 23, o Ministro do Meio Ambiente da Proteção da Natureza e da Segurança Nuclear da Alemanha, Norbert Goriben, esteve em Teresópolis com o objetivo de conhecer as áreas afetadas pela catástrofe de 2011. Ele também visitou o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que contou com recursos do Governo Alemão na sua fase inicial de implantação.
Foi a segunda visita feita por comitiva alemã ao município. No dia 19 de junho, aproveitando a passagem ao Brasil para a Conferência Rio+20 sobre desenvolvimento sustentável, parlamentares alemães estiveram em Teresópolis para conhecer ações de preservação ambiental desenvolvidas no município. O grupo, com cerca de 10 pessoas, entre parlamentares, acompanhantes e tradutor, foi recebido na Prefeitura pelo Prefeito Arlei e depois seguiu um cronograma de visitas aos locais da cidade que foram afetados pela tragédia de janeiro de 2011 e à áreas de preservação, como o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Fizeram parte da comitiva deste final de semana o Chefe da Divisão de Proteção de Recursos Naturais do Banco Alemão de Desenvolvimento, Peter Hilliges; a Coordenadora do Projeto “Proteção da Mata Atlântica II” da Agência Alemã para a Cooperação Internacional, Ingrid Prem; o professor Jan Borner, do Centro de Investigação para o Desenvolvimento em Bonn e do Centro de Investigação Florestal Internacional; o Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil, Carlos Augusto Klink; e a Gerente do Departamento de Áreas Protegidas do MMA, Giovanna Palazzi.
A visita teve dois momentos distintos. O primeiro foi a realização de palestra, no Hotel Alpina, sobre o tema “Introdução e discussão sobre os desafios no âmbito da proteção do clima e da biodiversidade”. Em seguida, aconteceu a visita ao Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, onde o grupo foi recepcionado pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, e pelo Subsecretário, André de Mello. O passeio pela Trilha da Tartaruga foi acompanhado ainda pelo Administrador do Parque, Paulo Sérgio Bandeira, e equipe.
Seguindo pelo acesso através da Granja Florestal, os visitantes ficaram deslumbrados com a vista proporcionada do cume da Pedra da Tartaruga, uma das formações rochosas da unidade de proteção ambiental. Na ocasião, o Assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Raimundo Lopes, fez uma breve apresentação sobre o histórico e a importância do Parque para a preservação do bioma Mata Atlântica na região.
Na explanação foi ressaltada a doação de recursos financeiros, feita em 2009 pelo Governo Alemão, através do FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), que foram utilizados na aquisição de equipamentos, como computadores e GPS, bem como na criação da identidade visual do Parque, no levantamento de uso e cobertura florestal e na pesquisa sobre a fauna da unidade de conservação. Também foi feita uma explanação, pelo geógrafo Jan Borner, sobre Pagamento por Serviços Ambientais; com o auxílio de uma intérprete, foi estabelecido um rápido debate relativo ao assunto.
O Ministro Norbert Goriben fez perguntas sobre os recursos destinados à manutenção do Parque que possam assegurar a continuidade e a sustentabilidade de projetos que eventualmente sejam financiados pelo Governo Alemão. Em resposta, o Secretário Roberto Silva apontou como fonte de manutenção do Parque os recursos oriundos do ICMS Verde.
Norbert Goriben se disse impressionado com as condições do Parque e gratificado com a forma responsável com que foram empregados os recursos doados pelo Governo Alemão. No final da visita, a comitiva foi presenteada com um kit, composto por caneca, camisa, chapéu e folhetos do Parque Municipal.
A passagem da comitiva alemã a Teresópolis prosseguiu no domingo, 24, com visita ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde foi feito um debate sobre os temas “Relação entre mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade e o uso sustentável da terra” e “Serviços Ambientais de áreas protegidas ao nível local, regional, nacional e global”. No final da tarde do domingo, o grupo seguiu para Guapimirim, a fim de conhecer a Área de Proteção Ambiental do municipio vizinho.
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário