Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

Praça Olímpica é palco das comemorações da Semana do Meio Ambiente em Teresópolis

 Centro Integrado de Agropecuária José Francisco Lippi mostram a  importância da reutilização de restos orgânicos na preservação ambienral
Praça Olímpica é palco das comemorações da Semana do Meio Ambiente em Teresópolis-Exposições, rodas de conversa, cinemateca, teatro de fantoches e música na praça fazem parte da programação



Teresópolis, 04 de junho de 2012 – Começaram nesta segunda-feira, 4, as comemorações da Semana do Meio Ambiente, cujo dia é festejado em 5 de junho. Com realização da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil da Prefeitura de Teresópolis e organização da Tereviva (Associação de fomento Turístico e Desenvolvimento Sustentável), a Semana do Meio Ambiente será comemorada até 6 de junho, com várias atividades na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea.
 Praça Olímpica Luis de Camões recebe programação em comemoração à Semana do Meio Ambiente até 6 de junho

Fazem parte da programação exposições permanentes, Feira Agroecológica com produtos orgânicos, teatro de fantoches, rodas de conversa, Cinemateca Ambiental com exibição de filmes, recreação infantil e Música na Praça com apresentação do Coro Municipal de Teresópolis, que será realizada das 10h às 17h.

De acordo com o Coronel Roberto Silva, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, a Semana do Meio Ambiente é uma estratégia para alertar a população para a preservação ambiental. “Nesta semana, todas as pessoas do mundo estão lembrando a importância do Meio Ambiente, e Teresópolis também está inserida nesse contexto através dessa programação”, disse o Secretário, parabenizando todos os setores envolvidos no evento. “Para realizar uma programação bastante diversificada, que abrange todos que estão envolvidos com a preservação ambiental em nosso município, contamos com o apoio incondicional do Prefeito Arlei, que está sempre atuante nas ações desenvolvidas pela nossa secretária e instituições parceiras que, estão nos ajudando a conscientizar a população para as questões ambientais em Teresópolis”, finalizou.

Algumas instituições parceiras na realização da Semana do Meio Ambiente estão expondo os seus projetos ambientais e campanhas ecológicas, além de distribuir material educativo em estandes montados na Praça Olímpica. O Centro Integrado de Agropecuária José Francisco Lippi está mostrando a importância da reutilização de restos orgânicos como fonte de renda e energia, como lembrou o estudante Cleyton Monteiro. “Em nosso estande, estamos mostrando como é feito o reaproveitamento do lixo, como, por exemplo, na confecção de adubo orgânico, evitando a utilização de produtos que contenham agrotóxicos”, disse, Cleyton Monteiro também apresentou o projeto PAIS (Projeto Agrícola Integrado de Sustentabilidade), desenvolvido pelo CIA José Francisco Lippi para o aproveitamento da água da chuva. “É importante aprender sobre preservação desde o colégio. As outras escolas do município deveriam fazer o mesmo”, completou.
Central de Recolhimento de Coleta Seletiva, no estacinamento do supermercado Extra

A Semana do Meio Ambiente em Teresópolis conta com o apoio do SESC, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos, Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental – do Grupo Petrópolis), Mosaico Mata Atlântica Central, Corpo de Bombeiros, RPPN Fazenda Suspiro, RPPN Serra Negra, UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos), INEA (Instituto Estadual do Ambiente), CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), Escola Municipal Neyde Angélica de Souza Coutinho, Centro Integrado de Agropecuária José Francisco Lippi, Associação Agroecológica de Teresópolis, Associação de Catadores Serrana, Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis e Padrão Águias de Aventura Objetiva. Também são parceiras do evento as secretarias municipais de Segurança Pública, Direitos da Mulher, Educação, Cultura, Turismo, Obras e Serviços Públicos e de Ciência e Tecnologia.

A Secretária Municipal dos Diretos da Mulher, Joselice Cerqueira, ressaltou a importância da sustentabilidade. “Este ano, a Secretaria Nacional dos Direitos da Mulher tem como tema ‘A Mulher e a Sustentabilidade’, que está diretamente vinculada à questão do Meia Ambiente. Por isso, estamos trazendo produtos feitos por artesãs sem agrotóxicos e ecologicamente corretos, mostrando que é possível aumentar a renda familiar de forma ecológica”, disse a Secretária.
Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, abriu a programação da Semana do Meio Ambiente na Praça Olímpica

Quartas Ambientais, Agenda 21 e Comdema completam a Semana do Meio Ambiente

Segundo o Subsecretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Major André de Mello, durante a Semana do Meio Ambiente será intensificada a conscientização da população sobre diversos assuntos relacionados ao Meio Ambiente. “Durante esses dias, estaremos dando atenção a diversos assuntos sobre as questões ambientais no município, como os projetos das escolas relacionados à preservação do Meio Ambiente. Também estaremos realizando palestras no Teatro Municipal sobre o Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), a Agenda 21 e o Projeto Quartas Ambientais”, concluiu.

A Reunião Ordinária do Comdema, a edição especial do Projeto Quartas Ambientais, sob o tema “O Centro de Primatologia do Rio de Janeiro e os programas de conservação dos primatas brasileiros” e a II Conferência do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis completam a programação e serão realizadas no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea).

Ecoponto de Coleta Seletiva é apresentado

Ainda em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Subsecretário André de Mello, o Coordenador de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, e o gerente do supermercado Extra, Márcio Pires, apresentaram a Central de Recolhimento de Coleta Seletiva, localizado no estacionamento do supermercado.

O Ecoponto é resultado da parceria entre a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, o supermercado Extra e a Associação de Catadores de Teresópolis, e conta com uma cabine de coleta seletiva de papel, vidro, plástico, metal e óleo de cozinha, onde um funcionário da Associação de Catadores estará trabalhando no Ecoponto, fazendo educação ambiental e orientando sobre a coleta seletiva no município.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2012

TERÇA-FEIRA, 5 DE JUNHO

De 10h às 17 horas - Local: Praça Olímpica, na Várzea
10h – Música na Praça com a Companhia de Teatro Malasartes
Exposições Permanentes
Feira Agroecológica
Teatro de Fantoches (Trupe do Parque)
Roda de Conversa (Técnicos e Educadores das Instituições parceiras)
Cinemateca Ambiental (Filmes e Vídeos)
Recreação Infantil (Sítio Arca de Noé)

QUARTA-FEIRA, 6 DE JUNHO

De 10h às 17 horas - Local: Praça Olímpica, na Várzea
10h – Música na Praça com o Grupo Musical da Feira Agroecológica
Exposições Permanentes
Feira Agroecológica
Teatro de Fantoches (Trupe do Parque)
Roda de Conversa (Técnicos e Educadores das Instituições parceiras)
Cinemateca Ambiental (Filmes e Vídeos)
12h – Música na Praça, com apresentação do Coro Municipal de Teresópolis
15h - Local: Teatro Municipal (Prefeitura)
Projeto Quartas Ambientais – “O Centro de Primatologia do Rio de Janeiro e os programas de conservação dos primatas brasileiros”
Palestrante: Dr. Alcides Pissinatti, Diretor do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro
18h - Local: Teatro Municipal (Prefeitura)
II Conferência do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis

Texto: Heliny Quntanilha
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário