Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

Prefeitura de Teresópolis realiza novo simulado sobre funcionamento das sirenes neste domingo, 10

Prefeitura de Teresópolis  realiza novo simulado sobre funcionamento das sirenes neste domingo, 10
Prefeitura realiza novo simulado sobre funcionamento das sirenes neste domingo, 10-Moradores não precisam sair de suas casas

Teresópolis, 5 de junho de 2012 – A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil da Prefeitura de Teresópolis realiza neste domingo, 10, às 10h, o simulado mensal para avaliar o funcionamento das 20 sirenes instaladas em 12 comunidades do município. O teste acontecerá simultaneamente em todas as localidades e contará com a participação de agentes da Secretaria Estadual de Defesa Civil, responsável pela instalação e manutenção do Sistema de Alerta e Alarme. Os moradores não precisam sair de suas casas, pois a operação será restrita ao funcionamento das sirenes.

As sirenes vão ser acionadas através dos computadores que ficam na sede da Defesa Civil, na Tijuca, e se alguma delas não disparar, agentes estarão nas comunidades para fazer o acionamento de forma manual. Será emitido um relatório com o resultado do exercício para a Defesa Civil Estadual para conhecimento e providência de reparos, se necessário.

O teste será acompanhado por representantes e técnicos da Defesa Civil Municipal e Estadual, da Cruz Vermelha em Teresópolis e por integrantes dos Nudecs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil). Atualmente Teresópolis conta com 17 Nudecs, instalados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e formados por voluntários treinados para organizar e preparar a comunidade local a dar pronta resposta em caso de desastres.

Sistema de Alerta e Alarme

O Sistema de Alerta e Alarme consiste em um conjunto de sirenes instaladas em localidades consideradas de risco para deslizamento de terra e alagamento. Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, foram treinados para agir em casos de alerta. Eles receberam aparelhos celulares por meio dos quais são avisados quando as chuvas atingem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, os moradores são encaminhados para locais seguros, chamados de pontos de apoio. As sirenes já foram instaladas no Rosário (2), Perpétuo (2), Pimentel (1), Vale da Revolta (2), Coreia (2), Fonte Santa (2), Quinta Lebrão (2), Fischer (1), Granja Florestal (2), Caleme (2), Caxangá (1) e Corta Vento (1).

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário