Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Secretaria de Educação de Teresópolis: Alunos da EJA vão a Petrópolis e ao cinema

Em Petrópolis, alunos da EJA visitam a Casa de Santos Dumont
Educação: Alunos da EJA vão a Petrópolis e ao cinema


Teresópolis, 25 de junho de 2012 – O Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação promoveu um fim de semana movimentado para seus alunos. No sábado, 23, estudantes dos pólos da EJA que funcionam nas escolas municipais Beatriz Silva (Barra do Imbuí), CEROM (São Pedro), Ginda Bloch (Alto) e Lino Oroña (Tijuca), foram a Petrópolis visitar a Casa de Santos Dumont, o Palácio de Cristal, a Catedral de São Pedro de Alcântara e o Museu Imperial. Já na manhã de domingo, 24, cerca de 120 pessoas, entre estudantes, professores e familiares, assistiram ao filme Madagascar 3, em 3D, no Cineshow, em Teresópolis. O objetivo dos dois passeios foi possibilitar uma abordagem posterior, em sala de aula, sobre questões ambientais, comportamento humano e superação pessoal.

O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, avaliou positivamente a oportunidade desses alunos de participar de atividades educacionais fora da sala de aula. “Essas ações são muito bem planejadas pela equipe da EJA. Além de despertar a curiosidade, enriquece o universo de percepções dos alunos, tornando-os indivíduos cada vez mais conscientes de uma realidade cultural além da sua própria, ajudando de forma positiva em sua formação”, analisou o Secretário.
Alunos da EJA visitam o Palácio de Cristal em Petrópolis

Em Petrópolis, através de visitas guiadas, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a história do país e de personalidades que se destacaram com sua criatividade e invenções como, por exemplo, Santos Dumont. “O dia foi especial e nossos estudantes aproveitaram muito todas as atividades. Retornaram para casa já pensando em outros passeios e conversando sobre o que aprenderam durante todo o sábado”, observou a professora Ângela Carneiro, Orientadora Pedagógica do primeiro segmento da EJA no CEROM.

No domingo, para muitos alunos foi a primeira oportunidade de ir ao cinema, para outros, a primeira vez que assistiram a um filme em 3D. Para todos, foi um programa agradável e diferente para posteriores discussões temáticas multidisciplinares em sala de aula. “O que parecia um simples filme tornou-se também motivo de muita alegria, pelo bem que proporcionou aos alunos e professores”, comentou Silvana Gusmão, Professora de Língua Portuguesa da Escola Ginda Bloch.

Para Ana Paula Coutinho, Coordenadora da EJA no município, as atividades fortaleceram a proposta da EJA de mostrar aos estudantes que a aprendizagem acontece dentro e fora da escola. “Nossos estudantes questionaram, participaram, demonstraram curiosidade e encantamento pelo saber. Foi gratificante ver a felicidade deles ao final dessas atividades diferenciadas da EJA” comemorou Ana Paula.
Alunos da EJA no cinema em Teresópolis: aprendizagem fora da sala de aula

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação EJA
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário