Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Empreendedores do Vale da Revolta,em Teresópolis, são orientados sobre formalização de negócios e microcrédito

 Equipe do SEBRAE/RJ dá orientações sobre legalização de pequenos empreendimentos
Empreendedores do Vale da Revolta são orientados sobre formalização de negócios e microcrédito


Teresópolis, 24 de setembro de 2012 – Seguindo o princípio da economia solidária para a geração de renda, uma roda de conversa realizada no último sábado, 22, na Associação de Moradores e Amigos do Vale da Revolta, ofereceu orientação aos pequenos empreendedores do bairro para a formalização dos seus negócios e a obtenção de microcrédito. Iniciativa da associação, o evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Sine Teresópolis, SEBRAE/RJ e Rotary Club Teresópolis.

Requerimento de carteira de trabalho, informações sobre como montar um bom currículo e se apresentar na primeira entrevista para uma vaga de trabalho, palestra de sensibilização sobre a importância da doação de sangue para manter regularizado o estoque do Hemonúcleo Municipal foram outras atividades realizadas.

A associação de moradores mantém um centro comunitário com cursos de informática, alfabetização de jovens e adultos em parceria com o SENAI, pintura em tecido, fotografia e xadrez. Também é oferecido curso de corte e costura, com a colaboração do Rotary Club Teresópolis, que doou para a associação de moradores três máquinas de costura. O clube de serviço também apoia o projeto Arte no Vale, de produção de sabonetes artesanais. São ações direcionadas para a geração de renda.
Equipe do Sine Teresópolis orienta moradores sobre entrevista de emprego e elaboração de currículo
“Não queremos ser uma simples comunidade onde só se pede. Nós temos nossos negócios e estamos legalizando, gerando renda e participação”, esclareceu Tadeu Florêncio da Cruz, presidente da associação de moradores, que está buscando a formalização dos moradores que trabalham com a venda de artesanato, algodão doce e lanches.

Tadeu Florêncio da Cruz, presidente da Associação de Moradores do Vale da Revolta: legalização de pequenos negócios e autonomia financeira
Durante o encontro, equipe do SEBRAE/RJ distribuiu a Cartilha do Empreendedor Individual, com informações sobre a legalização de pequenos negócios para a obtenção do registro no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e recolhimento do INSS para ter acesso a benefícios previdenciários, entre outros serviços.

A formalização foi feita pelo Portal do Empreendedor, que libera o número do CNPJ e o alvará provisório. “Em um primeiro momento eles recebem a orientação sobre a formalização. Depois, a ação terá continuidade para que aprendam a gerenciar os seus negócios, pois eles precisam entender a contabilidade, controle das despesas fixas e legais”, explicou Cristina Andriolo, técnica responsável pelo SEBRAE/RJ em Teresópolis.

Representante do Rotary Club Teresópolis, Roberto Estevão explicou como funciona o crédito rotativo participativo disponibilizado pelo clube de serviço. A ideia é gerar um fundo de participação junto com a comunidade, que será administrado pela Associação de Moradores do Vale da Revolta, a fim de ajudar os pequenos empreendedores a desenvolver suas atividades. “São pequenos negócios, como produção de bolos, de empada, algodão doce, que já estão nessa linha de crédito participativo. Estamos fazendo com que as pessoas tenham capacidade de comprar matéria prima para a produção, implementar e até melhorar seus pequenos negócios. Esta é a ideia do fundo participativo”, destacou.

Ana Maria Gomes Rita foi uma das moradores que buscou informações durante a ação, acompanhada dos filhos Arthur, 11 anos, e Estevão, 9, e dos sobrinhos Paulo, 11, e Roberto, 10. Todos frequentam cursos no centro comunitário do bairro. “Faço pintura em tecidos e vim saber o que devo fazer para sair da informalidade, legalizar meu negócio e como vender para ajudar a aumentar a renda da família”, disse.
Moradora Ana Maria Gomes Rita com os filhos Artur e Estevão e o sobrinho Paulo Roberto: busca de informações para sair da informalidade e aumentar a renda familiar

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário