Salve o Dia da Árvore 21/09/2012 -A Árvore Futurista do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
O Futurismo
Foi um movimento artístico de vanguarda que surgiu a partir de 1909 na Europa, com a publicação do Manifesto Futurista do poeta italiano Filippo Marinetti, e que teve influência em todas as atividades artísticas no Brasil e no mundo.
Seus seguidores rejeitaram o conservadorismo, o passado e registraram a velocidade do desenvolvimento tecnológico que deu origem a multiplicidade da arte moderna. O Futurismo teve influência direta na Semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil, onde seus artistas (Tarsila do Amaral, Mário e Oswald de Andrade entre outros) deixaram um legado, introduzindo o Modernismo no país.
A Árvore Futurista
Tem base no Futurismo, pois usa formas plásticas, cores, material e tecnologias variadas e de vanguarda para promover a conscientização da necessidade da preservação ambiental. Com exemplares em todo o mundo, faz apologia ao livre pensar com suas idéias, celebrando a beleza e registrando os acontecimentos, a dinâmica do mundo moderno e suas consequências.
A Árvore Futurista do PARNASO
É emblemática, pois é um marco da destruição das florestas e suas consequências. Tem o objetivo de fazer o público pensar, provocando a inquietação do observador, visto está exposta para ser questionada. Mede 3 m de altura e 1,50 m de largura. Foi feita a partir de sucata reaproveitada, que tinha a função de placas indicativas no interior do Parque. Após limpeza da ferrugem, tratamento para receber pintura especial, os galhos e folhagens foram soldados, dando origem a uma estrutura arbórea de ferro, sinalizando o caos do mundo moderno e ao mesmo tempo um desejo da volta ao meio ambiente preservado.
OBS:SERÁ A INAUGURAÇÃO OFICIAL NO DIA DA ÁRVORE, dia (21 /set-às 17 hs-6a.f) NO ENCERRAMENTO DO 4o. ENCONTRO de EDUCADORES. AGUARDAMOS VOCES!!
Fonte:Irineusa de Oliveira Santos - Arquiteta do PARNASO
Nenhum comentário:
Postar um comentário