Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Curso para implantação do NUDEC de Santa Cecília,em Teresópolis, vai até sexta, 14

Moradores de Santa Cecília participam da primeira aula do curso para instalação de um Núcleo Comunitário de Defesa Civil no bairro
Curso para implantação do NUDEC de Santa Cecília vai até sexta, 14


Teresópolis, 11 de setembro de 2012 – Prossegue até esta sexta-feira, 14, o curso preparatório para a implantação de um NUDEC – Núcleo Comunitário de Defesa Civil – em Santa Cecília, um dos bairros mais afetados pelo temporal do dia 6 de abril deste ano. A ideia é capacitar um grupo de voluntários para dar a primeira resposta à comunidade em época de fortes chuvas, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro. Atualmente Teresópolis conta com NUDECs implantados em 17 comunidades, na cidade e no interior, reunindo 227 voluntários treinados.

A primeira aula do curso aconteceu na noite desta segunda-feira, 10, às 19h, na Escola Municipal Marilia Porto (Rua Cecília Meirelles, 517), quando o 2º Tenente Cordeiro, Chefe de Operações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, apresentou o projeto dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil. “A prevenção é a principal arma que a comunidade tem para que, unida e organizada, possa reduzir os riscos de desastres no seu bairro”, destacou o 2º Tenente Cordeiro.

Os voluntários serão preparados para informar os moradores sobre como agir para minimizar a ocorrência de desastres, como deslizamentos de terra, reduzindo ao máximo a intensidade dos danos causados por esse tipo de acidente. Eles receberão aparelhos celulares por meio dos quais serão avisados quando as chuvas atingirem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pela sirene do Sistema de Alerta e Alarme instalada no bairro no último mês de agosto, os voluntários serão responsáveis por conduzir os moradores aos locais seguros predeterminados pela Defesa Civil Municipal.

Durante a aula, os moradores receberam a cartilha “Comunidade mais segura – mudando hábitos e reduzindo riscos de movimentos de massa e inundações”. Elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil, o material transmite conhecimentos básicos sobre desastres naturais, principalmente os movimentos de terra e alagamentos.

Vítimas da tragédia de janeiro de 2011, quando residiam na Granja Florestal, onde sua casa foi interditada pela Defesa Civil, as moradoras Lucia Pinto Raimundo, Aline Pinto Raimundo e Lindonora Fernandes Pinto participaram da primeira aula do curso. Atendidas pelo aluguel social, elas moram há oito meses em Santa Cecília, “Conhecimento é prevenção. É importante saber o deve ser feito numa situação como a que nós passamos”, comentou Aline.

A manicure Deise Maria da Costa Cardoso também aprovou a iniciativa. “A comunidade precisa saber o que é preciso para ter mais segurança em época de chuva”, disse. Moradora do bairro e agente de Defesa Civil, Luciana Portilho Soares salientou a importância da mobilização comunitária. “Os moradores devem participar desse curso e se informar sobre como agir numa situação de emergência”, conclamou.

O curso prossegue até esta sexta, dia 14, sempre às 19h. Os próximos temas a serem abordados são riscos geológicos, primeiros socorros e como evitar acidentes com energia elétrica.
Moradores de Santa Cecília participam da primeira aula do curso para instalação de um Núcleo Comunitário de Defesa Civil no bairro

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário