Música, teatro, literatura e oficinas integram a programação que vai até domingo, na Feirinha e na Casa de Cultura
Teresópolis, 11 de setembro de 2012 – O ‘Encontro com a arte e o pensamento de Bia Bedran’, na Praça Higino da Silveira, na Feirinha de Teresópolis, no Alto, deu início nesta terça-feira, 11, ao Festival de Artes de Teresópolis. O evento, que acontece até o próximo dia 16 na Feirinha e na Casa de Cultura Adolpho Bloch, no bairro de Fátima, traz para a cidade diversas atrações culturais, todas gratuitas, ao longo de seis dias.
A abertura oficial teve início com um pequeno esquete, encenado pelas atrizes Nara Zeitune e Jeanette Albuquerque, parte da peça 'E a palhaça o que é', que será apresentada ao longo do festival. A solenidade contou com a presença dos Secretários Municipais Ronaldo Fialho (Cultura), José Carlos Cunha (Governo), Leonardo Vasconcellos (Educação) e Flavio Gueiros (Turismo).
O Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, destacou que, além de lúdico, o evento tem caráter capacitador. “Fora a proposta do lazer artístico, que por si só já é uma primazia, reunindo atrações mais do que renomadas, o Festival de Artes ainda atua como um grande capacitador, especialmente para aqueles jovens que estão em formação acadêmica. Isso sem falar na oportunidade oferecida aos artistas locais, que poderão apresentar seu trabalho através da mostra anual de teatro, incorporada ao festival. Serão muitos atrativos até domingo, todos gratuitos e que certamente vão agradar teresopolitanos e turistas”, disse.
O primeiro dia do evento teve ainda a presença de representantes da CEG – Companhia de Gás do Rio de Janeiro -, que patrocina o festival. “Estamos chegando a Teresópolis, que é a 23ª cidade da região a atingirmos. Temos aqui um público jovem, que vai ver no futuro a transformação desta cidade. Esperamos trazer muito para o município e é uma honra para nós a oportunidade de chegar trazendo cultura, educação e conceitos de sustentabilidade. Que este evento seja proveitoso para todos nós”, ressaltou o Gerente de Operações da companhia, André Otoni.
A arte de Bia Bedran
Encerrada a solenidade, teve início a primeira atração do festival: um bate-papo musical no 'Encontro com a arte e o pensamento de Bia Bedran'. Com a mediação do diretor de pedagogia do evento, Julio Muniz, Bia Bedran contou histórias, falou sobre episódios de sua carreira, sobre a arte de contar histórias e, é claro, interpretou diversas canções de sua autoria.
Com mais de 35 anos de carreira dedicados ao público infantil, Bia Bedran também falou sobre o seu mais recente livro ‘A arte de cantar e contar histórias’, lançado no festival. “Tenho orgulho de lançar o meu livro neste festival em que arte, cultura e educação convivem porque minha vida toda foi conciliar o canto com a palavra falada, com a poesia e minhas canções. Vou falar sobre cantar, contar e o encontro entre adultos e crianças através das histórias”, disse a artista. Bia Bedran volta ao palco do Espaço Arte e Conhecimento, na Feirinha de Teresópolis, no sábado, para apresentar o show Cabeça de Vento. O espetáculo é batizado com o nome do livro que a autora lançou em 2003 e que consiste em um grande sucesso editorial, tendo sido adotado por diversas secretarias de educação.
Educadores de diversas escolas e estudantes do curso de Formação de Professores dos colégios estaduais Euclydes da Cunha e Edmundo Bittencourt integraram a plateia. “Fiquei feliz em saber que Teresópolis ia sediar este festival porque é uma excelente oportunidade para assistir e aprender com artistas de renome nacional, que têm experiências incríveis para nos passar”, comentou a professora Liliane Mary. Aluna do 3º ano do Ensino Médio, Maria Elisa de Souza acredita que o festival vai contribuir para sua formação como professora. “No festival, vamos ter a chance de fazer atividades diferentes das que estamos acostumados em sala de aula. Podemos aprender muito com os profissionais que vão estar aqui e usar esse conhecimento depois de formados”.
Dando continuidade à programação, nesta quarta-feira, 12, acontecem atividades na Casa de Cultura Adolpho Bloch e no Espaço Arte e Conhecimento. Na Casa de Cultura, o consagrado Ferreira Gullar, Lúcia Fidalgo, Domi Junior e Deneir realizam oficinas durante o dia. À noite, Julio Muniz recebe o cantor Moraes Moreira na Feirinha do Alto.
Cultura e entretenimento
Promovido pela Água Grande Projetos e Realizações, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, e patrocínio do Governo Estadual, através da CEG – Companhia de Gás do Rio de Janeiro, o Festival de Artes de Teresópolis conta com atividades gratuitas, como música, teatro e oficinas, que acontecem nas tendas ‘Espaço Arte e Conhecimento’, ‘Espaço Criar e Contar Histórias’ e ‘Espaço Cultura das Artes’, montadas na Feirinha de Teresópolis, no Alto, e na Casa de Cultura Adolpho Bloch, no bairro de Fátima.
Com a proposta de ser um festival de artes em torno da leitura, o evento traz a Teresópolis renomados criadores e pensadores do cenário cultural nacional, a exemplo do cantor Moraes Moreira e da cantora e escritora Bia Bedran, entre outros. Artistas locais também participam do festival, através da Mostra de Teatro de Teresópolis, que inclui a apresentação de peças de sete grupos teatrais, a serem encenadas nos dias 14, 15 e 16, no Espaço Arte e Conhecimento. O evento é destinado a todas as faixas etárias e diversas áreas do conhecimento.
Programação Festival de Artes
Espaço Arte e Conhecimento
19h - Encontro com a arte e o pensamento de Moraes Moreira
De História dos Novos Baianos a Sonhos Elétricos
Espaço Arte e Conhecimento
19h - Encontro com a arte e o pensamento de Fátima Guedes
Show Transparente
Espaço Arte e Conhecimento
14h - Encontro com a arte e o pensamento de Lúcia Fidalgo e Andrea Taubman
A infância com criatividade tem mais perspectivas
Espaço Arte e Conhecimento
17h - Hocus Pocus apresenta a peça: O gato de botas
19h - Cena Perdida apresenta a peça: Um edifício chamado 200
Espaço Criar e Contar Histórias
10h, 13h e 15h - Benita Prieto Conta histórias
10h30 e 14h – Lúcia Fidalgo conta histórias
Espaço Arte e Conhecimento
16h - Bia Bedran com show Cabeça de Vento
Espaço Arte e Conhecimento
11h - Grupo Pirueta apresenta a peça: E a palhaça, o que é?
19h - Grupo Brômios apresenta a peça: Moral da história
Espaço Criar e Contar Histórias
10h, 13h e 15h - Baú que Conta e Canta – Histórias
10h30 e 15h30 – Andrea Viviana Taubman conta histórias
Espaço Arte e Conhecimento
11h - Cristina Braga e Quarteto Moderno de Samba – show
Espaço Arte e Conhecimento
14h - Cia Teatral Fantasia na peça: Emília em “O soluçar do planeta”
16h - Grupo Pick Cola
17h - Grupo Riso da Serra
Dias 12 e 13/09
Casa de Cultura Adolpho Bloch
* Ferreira Gullar e a poesia brasileira
Das 9h às 12h
* Para Criar, Contar Histórias e Dinamizar Leitura
Das 9h às 12h
Lúcia Fidalgo
* A Arte de Colar
Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Domi Junior
Das 14h às 17h
Deneir
Dias 15 e 16/09
Espaço Cultura das Artes
Das 10h às 12h e das 14h às 17h
Domi Junior e A. Cássia
Das 10h às 12h e das 14h às 17h
Deneir
Texto: Geórgia Jahara e Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário