Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Professoras da EJA Teresópolis encerram curso da UFF com apresentação de projetos

Professoras da EJA encerram curso da UFF com apresentação de projetos


Teresópolis, 2 de outubro de 2012 - Quatro professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Teresópolis apresentaram seus projetos no encerramento do curso Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, oferecido pela Universidade Federal Fluminense por intermédio do Núcleo de Educação e Cidadania - NUEC - da Pró-Reitoria de Extensão. A iniciativa é parte do convênio Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/ Universidade Aberta do Brasil. Com suas apresentações recebendo elogios da tutora, as professoras receberam avaliações positivas de suas participações.

O curso Educação de Jovens e Adultos na Diversidade foi oferecido na modalidade semipresencial, com 180 horas, sendo 60 horas presenciais e 120 horas à distância, com a utilização de tecnologias da informação e comunicação. Seu eixo constituiu-se na compreensão dos sujeitos envolvidos nos processos educativos e culturais: pessoas jovens e adultas, marcadas pelas questões de classe, religiosas, sociais, de gênero, de trabalho, dentre outras. Considerou-se assim, a necessidade de se pensar e colaborar na formação dos profissionais que atuam na área com o curso apresentado, ampliando os espaços de discussão a cerca dos temas envolvidos na relação entre Educação na diversidade e cidadania.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, sendo a educação escolar um importante momento da formação humana, de construção de identidade e de produção de conhecimentos, a formação de professores envolvidos nesse processo complexo deve ser também uma preocupação constante da secretaria. “Temos muito orgulho do trabalho pioneiro desenvolvido pela EJA na Rede Municipal, um projeto premiado e reconhecido a nível nacional. A participação dessas professoras nesse curso, só aprimora o que já vem sendo conquistado”, elogiou.

As professoras participantes, Rita Damiana, Professora de História, Rutiná Koeller, professora de Matemática, Maria dos Anjos dos Santos, orientadora pedagógica, todas da Escola Ginda Bloch, e Vilma Motta, professora de Matemática do CEROM, receberam elogios da Tutora do curso, professora Nadia Ullmann. “A apresentação dos projetos foi um sucesso. Elas mostraram competência ao desenvolver um brilhante trabalho dentro das necessidades da comunidade escolar”, destacou a tutora.

Para Ana Paula Coutinho, Diretora da Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino, a participação das professoras é motivo de orgulho e um grande exemplo para outros profissionais. “Sabemos que não é fácil após uma semana de trabalho deslocar-se para outro município para participar de aulas durante um sábado inteiro. Esse grupo demonstrou perseverança, amor pela educação e desejo de melhorar, cada vez mais, o trabalho desenvolvido com nossos estudantes jovens e adultos. Parabéns a todas pelo belo exemplo e pelos excelentes projetos desenvolvidos nas escolas”, disse Ana Paula.
Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação EJA
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário