Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Secretaria de Educação realiza II Seminário de Educação Inclusiva em Teresópolis

Apresentação do coral bilíngue das escolas Sizenando Adolpho Tayt-Sohn e Monsenhor Mário do Carmo Bennassi
Secretaria de Educação realiza II Seminário de Educação Inclusiva


Teresópolis, 4 de outubro de 2012 – A Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira, 3, o II Seminário de Educação Inclusiva, no auditório do Unifeso - Centro Universitário Serra dos Órgãos. O objetivo foi divulgar o conhecimento da área de Educação Especial/Educação Inclusiva, discutir a democratização do espaço escolar para atender alunos com necessidades educacionais especiais e fomentar a formação de professores e as políticas públicas para a área de Educação Especial na perspectiva da inclusão.

O Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, enfatizou que um dos papéis da Secretaria é o de formação continuada e de socialização dos saberes adquiridos, objetivos do Seminário. “Cabe à Educação oportunizar aos educadores teresopolitanos o diálogo com professores e pesquisadores de diferentes instituições, favorecendo a troca de experiência e colaborando para a formação continuada de nossos profissionais”, destacou Leonardo.
Educadores e alunos participam do II Seminário de Educação Inclusiva Palestrante Valdelúcia Alves da Costa: “inclusão é muito mais do que cumprir leis”
 Doutora em Educação pela PUC de São Paulo e professora associada da Universidade Federal Fluminense (UFF), a palestrante Valdelúcia Alves da Costa fez a participação mais aguardada do evento. “A sociedade brasileira vive um momento cultural contrário à discriminação das minorias historicamente excluídas. Mais do que nunca é importante discutirmos educação inclusiva e políticas públicas de cidadania, já que a prática da inclusão é muito mais do que apenas cumprir leis”, disse a palestrante.

O relato de experiências também marcou o Seminário, que contou com a apresentação do Coral de Libras do Cerom, da cidade, e do coral bilíngue das escolas municipais Sizenando Adolpho Tayt-Sohn e Monsenhor Mário do Carmo Bennassi, no interior. A orientadora pedagógica Heloisa de Castro e a aluna Mônica Faria, do 9° ano do Centro Educacional Roger Malhardes, emocionaram a plateia. “Estar com eles todos os dias me faz uma pessoa melhor, porque viver as diferenças melhora as pessoas”, disse a aluna sobre sua experiência em conviver com alunos surdos.

A orientadora pedagógica Daniela de Paula Souza e a professora/cuidadora Patrícia Silva exibiram um filme, produzido por elas, com imagens das suas experiências na Escola Municipal José Alves Ferreira, localizada em Santa Rosa, no 3º Distrito. “A inclusão não pode acontecer somente no espaço físico, na questão da rampa e dos materiais adaptados, mas no coração de todos nós”, lembrou Daniela.
O Coral de Libras do Cerom se apresenta no Seminário de Educação InclusivaAluna do 9° ano do Cerom, Mônica Faria emociona o público com seu depoimento
 A professora Carla Rabello, Diretora do Departamento de Educação, agradeceu a parceria com o Unifeso, que tem rendido importantes frutos em diversas frentes. Ela ainda enfatizou a presença de educadores das redes municipal, estadual e particular de ensino no seminário. “Cada um de nós é um ser especial, que precisa a cada dia se inserir em diferentes grupos sociais, o que nem sempre é fácil. Que nós possamos nos abrir para receber o outro da mesma forma que gostaríamos que olhassem para nós”, enfatizou Carla.

Para a psicóloga e psicopedagoga Márcia Cristina Soares, diretora da Divisão de Educação Especial, o seminário foi muito importante para a equipe da Secretaria Municipal de Educação. “Foi um momento singular, porque reunimos educadores que efetivamente realizam a educação inclusiva”, concluiu Márcia Cristina.
 Diretora da Divisão de Educação Especial, Márcia Cristina Soares destaca a importância do II Seminário de Educação InclusivaOrientadora pedagógica Daniela de Paula Souza exibe filme da Escola José Alves Ferreira
 Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário