Teresópolis, 3 de outubro de 2012 - A Secretaria Municipal de Turismo participou na última semana do Salão de Turismo – BRITE 2012, evento que transportou o destino Teresópolis a um universo profissional com foco no mercado internacional. Com a parceria do Teresópolis Convention and Visitors Bureau, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, Vila St. Gallen - Arbor, Cremerie Geneve, Photo Santa Tereza, Viação Teresópolis e Orquidário Aranda foi preparado um ambiente de vivenciação turística no estante do município. Circularam pelo estante 10 mil pessoas e 1.600 profissionais do setor de viagens nos três dias de evento.
A informação em português, inglês, espanhol e francês facilitou o contato com operadores de turismo internacionais que conheceram outras atratividades turísticas além das naturais. A atração gastronômica ficou por conta da Cremerie Genevè com seus queijos franceses especiais e a degustação livre da cerveja Teresópolis Gold.
Na oportunidade, foi possível apresentar o turismo por vivenciação, que é um nicho de mercado internacional em franca expansão. O artesanato foi o grande diferencial competitivo do evento, que uniu o tema Teresópolis e os produtos manufaturados produzidos por artesãos da Ferinha. “O sucesso do estande se deu pela união de esforços. Estudamos a demanda, levamos o nosso melhor e, por isso, agradamos. Falamos a linguagem dos profissionais de mercado e, desta forma, a conquista foi o resultado”, destacou o Secretário de Turismo, Flavio Gueiros.
A comercialização internacional
Representando o governador Sergio Cabral, o Secretário Estadual de Turismo, Ronald Ázaro, lembrou que o Rio de Janeiro desempenha um papel de relevância no setor no país e que o Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro/Brite 2012 tem a missão de fortalecer a atividade, divulgando os atrativos que estão em exposição no evento.
“Hoje o turismo é reconhecido como setor estratégico da economia. A rapidez com que a atividade gera empregos e renda supera qualquer outra atividade. Precisamos trabalhar, mais do que nunca, qualificando os profissionais, ampliando a nossa oferta hoteleira e criando roteiros que atraiam todos os visitantes. Em 2013, o governo do estado promoverá o evento em duas versões: no primeiro semestre voltado para a capital e, no segundo, para o interior”, afirmou Ronald Ázaro.
Teresópolis levou um grupo de empresários para visitação do evento e possibilidades de negociações. Ainda foi possível participar das palestras do Encontro Internacional de Hotelaria e trocar experiências. A Secretaria disponibilizou aos agentes internacionais um interlocutor para ofertar Teresópolis, seus atrativos, produtos e equipamentos turísticos com tarifário, calendário e infraestrutura adequada.
“Foi muito positivo. Os agentes internacionais ficaram encantados com a qualidade de oferta turística que temos. Mercados como Índia e China ficaram perplexos com a proximidade da capital, o bioma nativo, a infraestrutura e a capacidade de negociação”, frisou Henrique Silva, Chefe de Atendimento da Secretaria de Turismo de Teresópolis. “A visão é estratégica e de futuro. Nossos objetivos foram traçados para atender demandas de eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo”, complementou Flavio Gueiros.
A Capacitação
Para Ana Maria Machado, gerente do Teresópolis Convention and Visitors Bureau, o evento é o recomeço do turismo em Teresópolis. “Pudemos contar com ferramenta muito importante, a capacitação. O evento proporcionou palestras diárias importantíssimas para o crescimento profissional do pequeno ao grande empresário do setor”.
Teresópolis também recebeu a Escola de Hotelaria do Hotel São Moritz, que terá formatura nesta quinta, dia 04 de outubro. Para estes alunos, a experiência in loco do mercado é importante para o crescimento profissional. “A visitação, a capacitação e a troca de experiências fazem com que estes novos profissionais do mercado possam entender como é funcionamento da cadeia produtiva do Turismo e por isso o valor real de suas presenças” comentou Bruno Gargiulo, Subsecretário de Turismo de Teresópolis.
Este ano o evento foi caracterizado pelo grande potencial de promover o estado fluminense de forma intensiva para os operadores internacionais. Participam do encontro 50 operadores internacionais que estarão comprando de 200 fornecedores nacionais os destinos que compõem o turismo do nosso estado.
Os números do Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – Brite 2012 são grandiosos. Além de 175 expositores, 190 operadores internacionais de 35 países, 1.600 profissionais inscritos para o Fórum do Conhecimento, 226 hoteleiros inscritos para o Encontro Internacional de Hotelaria, participam do evento também, mais de 30 jornalistas internacionais e 15 nacionais de outros estados. O evento contou ainda com a presença de 50 palestrantes, 240 artesãos de todo o Brasil, 45 shows folclóricos e 10 espaços gastronômicos com comidas regionais.
A exposição do Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi destaque no espaço destinado ao Instituto Chico Mendes (ICM-Bio) no Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro - BRITE 2012. Através de uma grande exposição de fotos em um espaço exclusivo destinado aos parques de todo o país, o Parnaso foi destaque pela exuberância de suas montanhas, o que chamou a atenção de diversos agentes estrangeiros que passaram pelo local.
Segundo a ABIH-RJ, mais de 60 mil pessoas circularam pelo evento e se depararam com belíssimo painel destacando o parque que tem Teresópolis como seu principal polo receptor de turistas, por oferecer uma gama de trilhas famosas por vistas deslumbrantes, como a trilha da Pedra do Sino, que proporciona uma visão exuberante de toda a Serra dos Órgãos.
"O Parque Nacional é um equipamento que fomenta o turismo para a região e que graças a sua competente direção e de projetos importantes como o dos Embaixadores do Turismo (capitaneado pelo SEBRAE-RJ), integra cada vez o município ao atrativo, fazendo com que os turistas permaneçam em nossa cidade por mais tempo, aproveitando os demais atrativos", avaliou Flavio Gueiros.
Outra participação especial no Salão foi a apresentação da Banda Dançante do Cedal. Aclamada por centenas de agentes de viagens. O grupo de 40 adolescentes percorreu todos os galpões que compunham o evento, convidando a todos para a sua apresentação no palco central.
O Hotel Fazenda São Moritz também participou do evento, com um stand próprio onde pode expor para os agentes de viagem suas instalações. Para o vice-presidente da TurisRio, Nauro Ghres, "a parceria da iniciativa privada com o poder público é fundamental para o progresso do turismo em Teresópolis, pois o empresariado é o verdadeiro gestor do turismo, não só em Teresópolis, mas em todo mundo”.
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário