Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Programa de mapeamento de risco da UFRJ é apresentado no projeto Quartas Ambientais de Teresópolis

Teresópolis RJ
Programa de mapeamento de risco da UFRJ é apresentado no projeto Quartas Ambientais

Teresópolis, 7 de novembro de 2012 – Aconteceu nesta quarta, dia 7, às 15h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea), a edição mensal do projeto Quartas Ambientais. O tema “Mapeamento de risco e ordenamento da paisagem na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro” foi apresentado pela professora Maria Naise de Oliveira Peixoto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Trata-se do programa de extensão desenvolvido pela UFRJ, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e do Ministério Público Estadual, e que abrange cinco projetos voltados à avaliação das áreas de risco e ao planejamento urbano da Região Serrana. A iniciativa leva em conta as conseqüências adversas de catástrofes que a região vem enfrentando a partir de eventos climáticos extremos, como o ocorrido em janeiro de 2011.

Os projetos envolvem equipes do Departamento de Geografia (IGEO), do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PROURB-FAU) e do UFRJ Mar-Instituto Politécnico.

As ações propostas deverão oferecer subsídios para indicar e auxiliar na implementação de ferramentas, políticas públicas e capacitação de gestores, técnicos e sociedade civil, incentivando a integração entre o ensino e a pesquisa acadêmica com as demandas da sociedade, e estimulando a participação local no direcionamento das políticas voltadas ao uso adequado dos recursos e melhoria da qualidade de vida.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário