Pesquisar este blog

domingo, 10 de março de 2013

Ministério Italiano e INEA firmam acordo para Prevenção a Desastres Naturais

INEA E MINISTÉRIO ITALIANO DO AMBIENTE FIRMAM ACORDO PARA PREVENÇÃO A DESASTRES NATURAIS

Quando: Segunda-feira (11/3), às 15h
Onde: Auditório do Inea/SEA, na Avenida Venezuela, 110 – 6° andar - Praça Mauá

O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Ministério Italiano do Meio Ambiente e da Tutela do Território e do Mar (IMELS), firmam nesta segunda-feira (11/3), às 15 horas, um acordo de cooperação, cujo objetivo é melhorar a gestão de risco de inundações e desmoronamentos no Estado do Rio de Janeiro, por meio de intercâmbio técnico-científico e análise de casos dos procedimentos mais eficientes em ambos os países. 

O Projeto Flash - Sistema de Previsão e Prevenção aos Riscos de Inundação e Escorregamentos -, que tem o apoio do Fórum das Américas, é parte do programa de cooperação que busca melhorar a análise de riscos, as previsões, os sistemas de alarme, planejamento e agilidade nas respostas aos desastres naturais. 

A parceria terá início com um projeto piloto no município de Itaperuna, no Noroeste fluminense, situado na bacia do rio Muriaé, região atingida por vários desastres hidrogeológicos nas últimas décadas. A aplicação em escala reduzida permitirá adaptar a tecnologia às exigências locais, para posteriormente ampliar e assegurar a sua aplicabilidade a outras cidades.

O projeto visa a melhorar o atual sistema estadual de monitoramento do Inea, através do seu Centro de Controle Operacional (CCO), que integra várias informações relativas à qualidade do ar, das águas, incêndios florestais, acidentes com cargas perigosas e desastres naturais, com o Alerta de Cheias. O novo sistema integrado prevê a análise e a elaboração de cenários a partir das mudanças climáticas, o mapeamento dos riscos de deslizamentos e desmoronamentos, e propõe medidas estruturais e não estruturais de prevenção e atenuação de risco, treinamento e desenvolvimento de competências. 

O Flash tem por base a integração de modelos matemáticos avançados de previsão por meio de um sistema de informações geográficas (GIS) ancorado a um Sistema de Suporte de Decisão (DSS). O novo DSS é baseado na integração inovadora do GOS “Satélite Operacional Geoestacionário” que melhora a precisão de cálculo das precipitações e SAR “Radar de Abertura Sintética”, cujas imagens de satélite são capazes de penetrar as nuvens e registrar a extensão das áreas inundadas mesmo a noite e com céu nublado. 

O projeto prevê ainda a adoção de uma estrutura de previsão, alarme e resposta em caso de deslizamentos e inundações ligada a redes de televisão, WEB e redes sociais para avisar a população sobre possíveis riscos e orientar as equipes de Defesa Civil. Para aumentar a eficiência do sistema antecipando informações e possibilitando a prevenção, o Inea está adquirindo dois radares meteorológicos para acrescentar ao seu sistema no início de 2014, que permitirão a vigilância contínua e em tempo real das precipitações em todo o território estadual e cuja previsão é de que esteja em operação em dezembro deste ano.

Rio está entre os seis estados mais afetados por catástrofes

A ocupação desordenada do solo, a degradação ambiental e ocupação de áreas de risco, associadas ao aumento de eventos naturais extremos, tornaram o mundo mais vulnerável aos desastres naturais e sujeito a catástrofes mais graves e frequentes. Segundo a Defesa Civil brasileira, no País foram registrados 1.406 desastres naturais em 2009. O Rio de Janeiro está entre os seis estados mais afetados por catástrofes entre 2007 e 2010. Em 2007, o Rio ocupava o terceiro lugar e em 2009, o segundo. 

Recentes desastres naturais de enormes proporções atingiram o território fluminense, com repercussões internacionais, como as inundações e o grande desmoronamento ocorridos na Região Serrana, que atingiram severamente as cidades de Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Areal, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim (11/01/2011). 

Nas últimas décadas, as regiões Norte e Noroeste do Rio sofreram gravíssimas inundações, deslizamentos e outras emergências ambientais deixando centenas de vítimas e milhares de desabrigados. O principal desafio para o governo do Estado do Rio de Janeiro é melhorar a gestão de risco de desastres, para poder assegurar a correta prevenção, preparação e resposta a esses eventos, minimizando impactos sociais, econômicos e ambientais.

Fonte:INEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário