Ginásio Pedrão deve receber cerca de 7.000 pessoas em quatro dias de evento
Teresópolis, 26 de março de 2013 – O Serviço de Tecnologias Educacionais, da Secretaria Municipal de Educação, realiza de 2 a 5 de abril, no Ginásio Pedrão, o 4º ANIMA TERÊ. O Festival Municipal de Animação, que em anos anteriores era restrito a visitações escolares, desta vez será aberto ao público e contará com a participação da Caravana da Ciência da Fundação Cecierj e com o apoio do Sesc Rio e do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos). É esperado um público em torno de sete mil pessoas durante os quatro dias do festival. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara (Pedrão), de 8h às 21h nos dias 2, 3 e 4 de abril, e até as 12h no dia 5.
Durante quatro dias, estudantes, professores e visitantes terão a oportunidade de utilizar a linguagem de animação como meio e mediação na construção de uma proposta interdisciplinar de trabalho pedagógico, viabilizando novas possibilidades de aprendizagem.
Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, esta edição do Festival vai apresentar um grande avanço em relação às anteriores. “A cada ano o Anima Terê cresce mais e esta edição será, pela primeira vez, aberta ao público em geral, com mais atrações, um número maior de oficinas e ilhas de animação, além de parcerias importantes como a Fundação Cecierj, o Sesc Rio e Unifeso”, esclareceu o Secretário.
A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) faz parte do Consórcio CEDERJ, que desenvolve projetos nas áreas de educação superior a distância e divulgação científica. Ela trará para o evento sua Caravana da Ciência, um centro de ciências itinerante que percorre os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Sua estrutura física é composta por uma carreta especialmente adaptada (com uma porta palco) com sala de exposições, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos como o esperado simulador de gravidade.
Segundo a Diretora do Serviço de Tecnologias Educacionais, professora Bernadete Duarte, a ampliação do conhecimento dos professores e alunos sobre tecnologia como ferramenta de trabalho pedagógico, além do estímulo ao trabalho em grupo, também são objetivados nos quatro dias do Festival. “Temos hoje 100% das escolas da Rede Municipal contando com laboratórios de informática do Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional). Por isso desejamos estimular o uso da tecnologia como mediadora da aprendizagem, proporcionando aos professores e alunos a experiência de criar suas próprias animações, estimulando novos talentos e tornando-os agentes ativos no processo educacional”, diz Bernadete.
Este ano, entre novidades na estrutura e mais recursos cenográficos, a parceria com o Unifeso também garante Oficinas de Matemática voltadas para os professores, a partir de softwares específicos de simulações, animações e jogos. Outras novidades são as apresentações de hip-hop e street dance, exposição de grafite e xilogravuras coordenadas pelo SESC Rio, divulgação e apresentação do Festival de Cinema do Colégio Estadual Euclydes da Cunha e o lançamento do website da Escola Municipal Profª Aclimea de Oliveira Nascimento, do bairro de São Pedro.
Com o Ginásio Pedrão dividido em ilhas onde funcionarão as diferentes oficinas, os visitantes poderão criar seus próprios projetos durante o evento. Para Ana Geanette e Anderson Mota, membros da equipe do Serviço de Tecnologias Educacionais, da Secretaria Municipal de Educação, a utilização da linguagem de animação como meio e mediação na construção de uma proposta pedagógica, viabiliza novas possibilidades de aprendizagem. “Neste evento, conseguimos promover a articulação entre as linguagens visual, corporal e as contribuições da informática nos processos de construção do conhecimento e da criação artística”, explicam.
Informações e agendamentos de visitas estão disponíveis através do telefone (21) 2742-1411, com Ana ou Bernadete.
• Animação em Massa de Modelar – Neste tipo de animação chamada Stop Motion, são distribuídas massas de modelar para a composição de personagens e cenários, os quais darão vida a um texto já conhecido pelos alunos.
• Animação em Desenho – Outra modalidade de Stop Motion, nesta animação os alunos criam personagens e com as orientações dos auxiliares de mesa tornam o desenho animado.
• Animação em Pixilation – Essa oficina é uma criação de personagens em que as próprias crianças se utilizam de fantasias e criam histórias onde elas mesmas atuam em cenários previamente montados.
• Oficinas de Matemática – Estudantes do Unifeso desenvolverão atividades envolvendo simulações, animações e jogos a partir de softwares específicos.
• Modelagem Gráfica e Simulações – O Unifeso apresentará nos dias 30, 31 de maio e 1° de junho exemplos de modelagens gráficas e simulações interativas, desenvolvidas com a participação de alunos do Curso de Ciência da Computação. Os visitantes poderão utilizar os aplicativos comandando, por exemplo, um helicóptero em vôo sobre uma região de Teresópolis atingida pelas chuvas de janeiro de 2011.
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário