Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de março de 2013

Centro de Ciências e Tecnologia do UNIFESO Teresópolis realiza Aula Magna

Centro de Ciências e Tecnologia do UNIFESO realiza Aula Magna
Centro de Ciências e Tecnologia do UNIFESO realiza Aula Magna


O Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou, no dia 14 de março, a Aula Magna dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Matemática. Com o tema “Desafios para o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação no Brasil”, a conferência foi ministrada pelo professor doutor José Carlos Costa da Silva Pinto, Diretor Executivo da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos e Diretor Adjunto de Tecnologia e Inovação da COPPE (COPPETEC / COPPE-UFRJ).

A professora Elaine Maria Paiva de Andrade, diretora do CCT e coordenadora do curso de Matemática, destacou a importância de “marcar o início das atividades acadêmicas do Centro de Ciências e Tecnologia mediante conferência realizada por convidado com notória respeitabilidade nos meios acadêmicos e culturais, a fim de promover a integração dos estudantes iniciantes com a Instituição, assim como fortalecer o elo já existente entre docentes, discentes, coordenações de cursos e direção”.

A professora Vivian Telles, coordenadora dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária, levantou um dado importante passado pelo professor José Carlos durante a conferência. “Eles mostrou aos nossos estudantes que a produção científica no Brasil é a que mais cresce: 8% ao ano enquanto em outros países esse crescimento é de 2,5% ao ano”, ressaltou a coordenadora, destacando outra fala do convidado. “O Brasil está carente de profissionais de nível superior fazendo mestrado, doutorado, produzindo. Acredito que esta informação tenha estimulado ainda mais os nossos estudantes a se formar, fazer uma pós-graduação, ingressar na área academia, e não ficar apenas visando o lado objetivo, profissional”, completou Vivian.

Para o estudante Daniel Ferreira Frias, do quarto período de Engenharia Ambiental e Sanitária, a conferência prendeu a atenção do público por se tratar de um tema atual e interessante. “Ao falar sobre os desafios para o desenvolvimento tecnológico e a inovação no nosso país, o palestrante mostrou alguns problemas enfrentados na área como a burocracia; a falta de investimentos na ciência, o que acarreta em um fraco desenvolvimento tecnológico; e o atraso do Brasil em relação a países como os Estados Unidos e a Alemanha. Por outro lado, ele destacou o fato de que, hoje em dia, o grande número de parcerias entre empresas tem contribuído para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro”, contou estudante.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário