Teresópolis, 26 de março de 2013 - Na tarde desta terça-feira, 26o, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, e o Subsecretário Arnaldo Almeida, receberam na Casa da Memória Arthur Dalmasso, no Centro, três representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O objetivo do encontro, que contou ainda com a participação do Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, e da coordenadora de ações da Secretaria de Turismo, Helena Sobreira, é estudar a viabilidade de trazer cursos do IFRJ para Teresópolis.
Na ocasião, o Pró-reitor de Extensão do IFRJ, Rafael Almada, a Pró-reitora Adjunta de Extensão, Alessandra Paulon, e o Coordenador Geral de Diversidades da Pró-reitoria de Extensão, Jorge Caê Rodrigues, falaram sobre os programas e projetos do instituto, analisando as possibilidades acerca da vinda do IFRJ para Teresópolis.
“Teremos ainda que verificar o perfil do município e as demandas. Instalar um campus na cidade não está entre os planos iniciais. Até porque as expansões levam alguns anos para serem concretizadas. Mas Teresópolis tem legitimidade para buscar a vinda do IFRJ para cá de outras formas, através, possivelmente, da implantação de cursos profissionalizantes, como os do programa FIC - Formação Inicial e Continuada, com carga horária de 160 horas. A tarefa não é fácil, mas é possível, desde que tenhamos o apoio e a parceria da Prefeitura em 100%”, comentou o Pró-Reitor, Rafael Almada. A ideia é que o instituto entre com a logística e parte dos profissionais, ficando a cargo da Prefeitura a cessão de espaço e a infraestrutura.
Após análise das questões iniciais, ficou acordado que a Prefeitura, através das Secretarias de Cultura, de Turismo e de Educação, promoverá em Teresópolis um seminário aberto ao público, com o objetivo de apresentar o instituto aos teresopolitanos e, a partir daí, verificar as reais demandas do município, avaliando, consequentemente, as possibilidades mais interessantes e viáveis para trazer o IFRJ para a cidade.
Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o encontro foi positivo. “A vinda do Instituto Federal do Rio de Janeiro para Teresópolis será uma excelente oportunidade para favorecer o desenvolvimento sustentável do município, através da oferta de cursos profissionalizantes e de capacitação. Faremos o que estiver ao nosso alcance para que a parceria seja viabilizada e vá adiante”, comentou.
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário