Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Detran RJ oferece curso de habilitação a portadores de necessidades especiais

Detran RJ oferece curso de habilitação a portadores de necessidades especiais
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Detran oferece curso de habilitação a portadores de necessidades especiais - Mais de três mil pessoas já participaram das aulas gratuitas

O Centro de Formação de Condutores (CFC) do Detran, localizado na Escola Pública de Trânsito, na Lapa, abriu inscrições para 40 vagas no curso de 1ª habilitação para portadores de necessidades especiais do programa Cidadania Sobre Rodas. As aulas gratuitas já beneficiaram mais de 3 mil pessoas. 

- A ação é gratificante, um trabalho importante de responsabilidade social. Atualmente, 15 alunos realizam as atividades para obter a primeira habilitação. Muitos procuram o curso para aprender a dirigir um carro adaptado - afirmou o coordenador-geral de Educação para o Trânsito do Detran, João Marcelo Gueiros.

Independência no dia a dia

Funcionando há seis anos, o Cidadania sobre Rodas disponibiliza quatro carros adaptados – dois semiautomáticos e dois automáticos – para as aulas práticas que acontecem no Centro de Treinamento e Reciclagem de Motoristas do Corpo de Bombeiros, em Guadalupe. Já as aulas teóricas são ministradas na Escola Pública de Trânsito. A instituição também oferece cursos especializados para profissionais que já têm a carteira de habilitação, além de aulas de direção para deficientes auditivos.

A iniciativa conta com 16 instrutores dedicados a atender às necessidades de um público que busca mais qualidade de vida e autonomia nas tarefas diárias.

Com 40 anos de idade, o cadeirante Willian Ferreira de Lima, morador de São João de Meriti, realizará o exame de direção ainda esta semana. 

- Este serviço dá motivação às pessoas que não acreditam na sua capacidade. O programa veio para tirar muita gente de dentro de casa. É uma sensação indescritível de liberdade - disse Willian.

Foto: Salvador Scofano
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário