Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Estado do Rio inicia construção de mergulhões na Barra da Tijuca

Estado do Rio inicia construção de mergulhões na Barra da Tijuca
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de janeiro, 30 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Estado inicia construção de mergulhões na Barra da Tijuca
Com previsão de conclusão em 2016, intervenções fazem parte da Linha 4 do Metrô

O Governo do Estado iniciou a construção de duas passagens subterrâneas (mergulhões) de retorno de veículos sob a Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca – uma sentido Barra e a outra, Zona Sul. Eles vão melhorar a fluidez na avenida e serão uma opção aos retornos sob o Elevado das Bandeiras e ponte de acesso à Avenida das Américas. A obra é executada pelo Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre a Barra da Tijuca e a Gávea. Cada mergulhão terá uma faixa de rolamento e também será criada uma passagem de pedestres para que não haja mais necessidade de sinais de trânsito.

As passagens subterrâneas estão sendo construídas de forma coordenada com os túneis da Estação Jardim Oceânico e estarão disponíveis para a população em meados de 2016. O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Governo do Estado, o Consórcio Construtor Rio Barra e a CET-Rio.

Atualmente, ocorre a instalação do sistema de contenção do terreno para escavação dos mergulhões, que consiste na cravação de estruturas metálicas a aproximadamente 15 metros de profundidade. A operação será feita nos dois sentidos da Avenida Armando Lombardi, em fases. O serviço acontece dentro dos canteiros da obra da Linha 4, na pista que segue para o Recreio e, em seguida, será realizado no sentido Zona Sul.

A Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema) vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão.

A entrada em operação está prevista para o primeiro semestre de 2016, após passar por testes. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Barra da Tijuca até a Pavuna, pagando apenas uma tarifa.

Comunicação com a comunidade

Para um diálogo direto e permanente com a população, o Consórcio Construtor Rio Barra conta com uma Central de Atendimento à Comunidade (CAC) na Avenida Armando Lombardi, nº 30, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Também é possível obter informações sobre a obra pelo telefone 0800 021 0620, pelo blog (metrolinha4.com.br), twitter.com/metrolinha4 ou e-mail:atendimento.ccrb@ccrblinha4.com.br.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário