Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Hospital da Criança no Rio promove campanha de saúde bucal

Hospital da Criança no Rio promove campanha de saúde bucal
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Hospital da Criança promove campanha de saúde bucal
Projeto Semana Sorridente ensina técnicas de higiene oral por meio de jogos e atividades lúdicas 

Os pacientes que chegavam ao ambulatório do Hospital da Criança, em Vila Valqueire, nesta quarta-feira (28/01), se deparavam com uma Fada dos Dentes de asas coloridas, que segurava uma escova de dentes gigante e divertia a garotada ensinando técnicas de higiene bucal. A recepção inusitada é fruto da 2ª Semana Sorridente, realizada pelo setor de Odontologia da unidade desde o último dia 26. A iniciativa, que acontece até sexta-feira (30/1), tem o objetivo de transmitir informações de saúde bucal aos pequenos pacientes do hospital e seus responsáveis, por meio de atividades lúdicas, incluindo encenações teatrais, colagens, cantigas de roda, jogos de boliche e oficinas de desenho. 

Três dentistas, uma auxiliar e uma estagiária da área de saúde bucal, além de voluntárias, participam da campanha, cuja primeira edição foi promovida no ano passado. Após as brincadeiras, as dentistas examinam os pacientes, realizam escovação dental supervisionada, fazem aplicação de flúor e ainda distribuem um kit contendo escova de dentes, creme e fio dental. A expectativa é de que cerca de 300 crianças sejam atendidas pelo projeto até o fim da semana. A ação acontecerá a cada três meses no ano.

Coordenadora de Odontologia do hospital e responsável pelo projeto, Melina Guedes, afirmou que a iniciativa surgiu a partir da necessidade de oferecer orientações de higiene oral a todos os pacientes da unidade, além daqueles que fazem tratamento de quimioterapia e transplantados. 

– O setor de odontologia foca suas atenções nas crianças que fazem transplantes e tratamentos de combate ao câncer. Mas, com essa campanha, a ideia é ampliar o atendimento aos pacientes de todos os setores do hospital, fornecendo, às crianças e aos pais, orientações sobre higiene bucal, ensinando como se escovar os dentes corretamente e examinando a boca dos pequenos pacientes. Também ensinamos como os pais devem cuidar da saúde bucal bebês – disse a dentista.

Paciente ortopédico do Hospital da Criança, Diego Rosa, de 8 anos, se divertiu jogando uma partida de boliche em que bactérias bucais representavam os pinos, e a bola trazia imagens de escovas de dentes. Sua mãe, Valkíria Costa Rosa, de 33 anos, elogiou a iniciativa da unidade.

– Essa campanha é bem-vinda porque mostra a importância de se cuidar da saúde bucal e incentiva as crianças a adotarem diariamente os hábitos de higiene. Para o meu filho, essa ação veio bem a calhar, pois ele sempre tem preguiça de escovar os dentes – disse a moradora de Nova Iguaçu.

Já o pequeno Erick Silva da Costa, de 11 anos, aprendeu a fazer higiene bucal adequada e também recebeu aplicação de flúor nos dentes.

– Percebi que não escovava os dentes corretamente, pois sempre esquecia de limpar os dentes laterais. Agora vou me cuidar, porque não quero ficar com cáries – afirmou o paciente, que também faz tratamento ortopédico na unidade.

A mãe do menino, Jociane de Jesus Silva, de 36 anos, destacou que a campanha fornece instruções importantes que as crianças levarão para a vida adulta.

– É essencial que as crianças aprendam, desde novinhas, a cuidar da higiene bucal, assim elas evitam problemas futuros de saúde e se tornam adultos mais saudáveis – explicou a dona de casa, que mora em Mesquita.

Foto:Salvador Scofano
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário