Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Governo do Rio autoriza criação de Refúgios da Vida Silvestre no Paraíba do Sul

Governo do Rio autoriza criação de Refúgios da Vida Silvestre no Paraíba do Sul
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 3 de junho de 2014
Núcleo de Imprensa

Governo autoriza criação de Refúgios da Vida Silvestre no Paraíba do Sul   -  Espaço vai contribuir para a segurança hídrica e possibilitar a preservação de espécies ameaçadas

O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário do Ambiente, André Corrêa, assinaram nesta quarta-feira (3/6), no Palácio Guanabara, o decreto que autoriza a criação dos primeiros Refúgios da Vida Silvestre (RVS). Situado às margens do Rio Paraíba do Sul, a área de 12 mil hectares vai contribuir para a segurança hídrica do estado, já que o rio é responsável pelo abastecimento de grande parte da população, incluindo a Região Metropolitana. Durante o evento, foi lançado o Atlas das Unidades de Conservação do Estado do Rio de Janeiro, que reúne informações e mapas georreferenciados de todas as unidades de conservação estaduais e federais.

– Queremos realizar o sonho de ver nossas nascentes como um grande corredor verde com o reflorestamento das margens dos rios, especialmente as do Paraíba, que é responsável por fornecer grande parte de água que bebemos e tomamos banho. Temos que cuidar muito bem dela e preservar cada vez mais – afirmou Pezão.

A área de preservação abrange 13 municípios do Médio Paraíba, a maioria dos quais não conta com unidades de conservação em seus limites: Três Rios, Paraíba do Sul, Rio das Flores, Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia.

O RVS do Paraíba do Sul também será fundamental para a preservação e reprodução de espécies ameaçadas de extinção, como o cágado-do-paraíba (Mesoclemmys hogei) e o surubim-do-paraíba (Steindachneridion parahybae). Ambas constam nas listas vermelhas da União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN), do Ministério do Meio Ambiente e do governo estadual.

– Há alguns anos, o Rio era o campeão nacional de desmatamento e hoje é um dos estados que menos desmata. Continuamos no desafio de evitar o desmatamento e proteger a água. Vamos aumentar em oito vezes a área do Parque Municipal do Açude da Concórdia, em Valença, uma das maiores áreas de manancial do Rio Paraíba do Sul. Hoje, são 804 hectares que passarão a ser 6,8 mil. Essas medidas estão dentro de um conceito maior, do Pacto pela Água – afirmou o secretário do Ambiente, André Corrêa.

O secretário lembrou que está sendo firmada uma parceria com o SOS Mata Atlântica para cooperação técnica nas ações previstas para a região, como a criação do refúgio e a ampliação do parque, além de ações de restauração florestal.

Edição atualizada e bilíngue

O novo Atlas das Unidades de Conservação é uma edição revista, ampliada e bilíngue da publicação lançada em 2000. São 172 páginas com informações e mapas atualizados de todas as unidades de conservação estaduais e federais. Atualmente, existem 33 unidades estaduais, totalizando 450 mil hectares de florestas, incluindo restingas, manguezais e praias. Já as unidades de conservação federais protegem 950 mil hectares. Somadas às unidades municipais, que reúnem 100 mil hectares, o estado conta com 34% do seu território sob proteção.

Nos últimos 10 anos, o Governo do Estado mais do que dobrou a superfície protegida. Em 2006, eram 27 unidades de conservação estaduais, que totalizavam 120 mil hectares.

– O Atlas vem preservar a memória do Inea e do estado. Temos belezas incríveis que precisavam ser eternizadas em um documento. E esse é um dos objetivos do material – explicou André Corrêa.

O presidente do Inea, Marco Aurélio Porto, aproveitou para anunciar a inauguração ainda este mês da sede do Parque Estadual da Pedra Selada, no Médio Paraíba.

– Vamos aproveitar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Além do Parque da Pedra Selada, vamos inaugurar também a sede do Parque Estadual Cunhambebe, prevista para agosto – adiantou Porto.

Fotos: Shana Reis
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário