GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 11 de junho de 2015
Núcleo de Imprensa
Volta Redonda exporta talentos do badminton
Modalidade, que integra o programa estadual Esporte RJ, revela nova geração de atletas no interior
A 128 quilômetros do Rio de Janeiro, na cidade de Volta Redonda, no Médio Paraíba, um esporte está se tornando popular entre os moradores. O badminton, que nasceu na Inglaterra, é praticado individualmente ou em duplas, em uma quadra dividida por uma rede, e tem por objetivo bater com uma raquete em uma peteca o maior número de vezes possível, sem deixá-la cair no chão. A modalidade, que é olímpica desde os Jogos de Barcelona (1992), faz parte do Esporte RJ, projeto da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.
Oito atletas do grupo da cidade fluminense integram a seleção brasileira júnior e participaram, no ano passado, do campeonato Sul-Americano da modalidade, realizado em Santo André, São Paulo. O feito teve resultados positivos: foram duas medalhas de bronze nas categorias sub 17 e sub 15, o que levou a equipe a ficar no topo e terminar 2014 em primeiro lugar no ranking estadual.
De acordo com Andrea Giovanna Rodrigues, uma das professoras e técnicas da equipe, o esporte pode ser considerado completo.
- O badminton consegue trabalhar a disciplina, a solidariedade, o ganhar e o perder - disse Andrea.
A dupla Thiago Gomes e Lucas Firmiano, ambos de 16 anos, é a detentora de um dos bronzes conquistados no Sul-Americano. Eles são os atuais líderes dos rankings estadual e nacional.
- Precisamos treinar ainda mais, pois queremos chegar à seleção principal de badminton - afirmou Lucas.
Larissa de Assis, de 13 anos, conquistou o ouro no Sul-Americano, realizado na Colômbia, em 2010.
- No começo, achei difícil. Agora, peguei a forma como se joga - explicou a jovem.
Thaís Ferreira Eloi, de 15 anos, também desconhecia o badminton.
- Logo me identifiquei com o esporte. Por meio das competições, a gente conhece mais praticantes - disse Thaís, que integra o projeto Bolsa-Atleta, do governo federal.
Fotos: Rogério Santana
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário