Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

07 de setembro - Desfile da Independência lembra as Copas do Mundo conquistadas pelo Brasil e fatos históricos de Teresópolis

07 de setembro - Desfile da Independência lembra as Copas do Mundo conquistadas pelo Brasil e fatos históricos de Teresópolis
Desfile da Independência lembra as Copas do Mundo conquistadas pelo Brasil e fatos históricos de Teresópolis

Teresópolis, 7 de setembro de 2013 – O Parque Regadas, no centro da cidade, se transformou em uma grande festa verde e amarela na manhã deste sábado, dia 7 de setembro, durante o desfile comemorativo pela Independência do Brasil. Com o tema 'Teresópolis, primeiros passos para um gol de placa', a parada destacou o trabalho realizado pelas escolas municipais, cujo objetivo foi o estudo dos fatos marcantes na história do município, alinhados aos anos em que o Brasil sagrou-se campeão nas disputas dos campeonatos mundiais de futebol.

Cerca de 3.000 alunos de 96 creches, centros de educação infantil e escolas municipais, além de estudantes dos colégios estaduais Higino da Silveira e CIA José Francisco Lippi, desfilaram pela Avenida J. J. de Araújo Regadas, o popular Parque Regadas. Com fotografias das seleções que conquistaram as Copas do Mundo de 1958, 1962, 1970, 1994 e de 2002, eles recordaram fatos históricos do município. Além disso, grupos de alunos desfilaram com trajes típicos dos países que sediaram as Copas: Suécia, Chile, México, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.

Prefeito Arlei, autoridades e convidados acompanham o desfile de 7 de setembro
Alunos de creches e centros de educação infantil, a seleção do futuro
07 de setembro - Desfile da Independência lembra as Copas do Mundo conquistadas pelo Brasil e fatos históricos de TeresópolisPrefeito Arlei, autoridades e convidados acompanham o desfile de 7 de setembro
“Foi uma bonita festa cívica. A população prestigiou e aplaudiu os nossos estudantes, que desfilaram com alegria comemorando a Independência do Brasil”, avaliou o prefeito Arlei, acompanhado da primeira-dama, Alessandra Rosa, e dos secretários e subsecretários de sua equipe de governo. O desfile também foi prestigiado pelos vereadores Maurício Lopes – presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlão e Dedê da Barra.

“A equipe da Secretaria Municipal de Educação e os estudantes estão de parabéns pela criatividade com que desenvolveram o tema, bem como pela organização do desfile cívico de 7 de setembro”, enalteceu o secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos.

Estudantes lembram a conquistas das cinco Copas do Mundo e intercalam com fatos da história do município
De jaleco branco, alunos representam os profissionais de saúde e relembram a construção do Hospital São José
O desfile

Entre os fatos da história do município contados no desfile estão a mobilização popular em prol da construção do Hospital São José, em 1958, e o surgimento do bairro dos Funcionários, em 1962, cujo objetivo era servir de conjunto habitacional para os trabalhadores das fábricas que começavam a se instalar na cidade.

Também foram lembrados na avenida a inauguração, em 1970, da Escola Municipal Ginda Bloch, no Alto, projeto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, e do Tiro de Guerra, órgão de formação de reservistas do serviço militar, bem como os 25 anos de fundação do Centro Educacional Rose Dalmaso, escola da rede municipal de ensino.
Outros destaques foram a implantação, em 1994, do serviço de educação especial pela Secretaria Municipal de Educação, para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, e a criação do Parque Estadual dos Três Picos, em 2002.

Os pelotões foram abertos pelas bandas das escolas municipais Beatriz Silva, Sakurá, Helena de Paula Tavares, Cerom, Cedal, Manoel Medeiros, Mariana Leite Guimarães, Presidente Bernardes, Amaury Amaral dos Santos e pela banda do Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, da rede estadual.
Público prestigia o desfile de 7 de setembro em TeresópolisPelotão desfila lembrando a criação do bairro dos Funcionários
Alunos desfilam com casas de papel representando as moradias do bairro dos Funcionários
Também participaram do Desfile da Independência alunos das escolinhas de futebol da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, estudantes da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal, os brigadistas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, os pelotões do Tiro de Guerra, do 30º Batalhão de Polícia Militar, do 16º Grupamento de Bombeiro Militar, da Defesa Civil Municipal e da Guarda Municipal. O desfile foi encerrado pelo pelotão composto pelas equipes da Secretaria Municipal de Educação, organizadora do evento.
Atiradores do Tiro de Guerra desfilam em frente ao palanque de autoridades
Estudantes da Escola Municipal Maria da Glória Gonçalves com trajes identificando os Estados Unidos, país-sede da Copa de 1994
Com balões verde e amarelo, alunos fazem brilhar a esperança da conquista do hexacampeonato
Policiais militares do 30º BPM marcam presença no desfile da Independência
 Pelotão do 16º Grupamento de Bombeiro Militar
Efetivo da Guarda Municipal no desfile cívico de 7 de setembro
Fotos – crédito para Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Cobertura Terê Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário