GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 30 de março de 2015
Núcleo de Imprensa
Paraty recebe encontro de ceramistas na Semana Santa
Evento com o apoio do RioSolidario destaca a importância do artesanato para o estado
A cidade de Paraty, no Sul fluminense, vai abrigar mais uma edição do Encontro de Ceramistas. O evento realizado anualmente há nove anos, sempre no feriado da Semana Santa, vai reunir artistas de todo o Brasil e do exterior entre os dias 2 e 5 de abril. Com uma programação diversa e o apoio do RioSolidario, o IX Encontro de Ceramistas de Paraty contará com uma novidade: um catálogo sobre os artistas e suas obras, que será lançado no final do evento e distribuído nas escolas do município e cidades do interior fluminense. A intenção é divulgar este tipo de artesanato tão rico e característico em todo o estado.
- O artesanato é importantíssimo para o desenvolvimento do nosso estado. Sou fã desse trabalho e acredito que devemos cada vez mais incentivar e divulgar as obras que são criadas aqui. Com o catálogo, esperamos poder mostrar para todos os artistas maravilhosos que temos no estado – afirmou a primeira-dama e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim.
A cada ano a experiência de ceramistas de diversas linguagens e técnicas faz do Encontro de Ceramistas em Paraty um evento especial. O curador da mostra paratiense, Dalcir Ramiro, é o responsável por convocar artistas que possuem pesquisas singulares ou até mesmo misturam a cerâmica com outras linguagens artísticas, sem esquecer a cerâmica popular e ancestral.
Com três exposições, uma com a participação de 31 ceramistas de Paraty, outra com 11 artistas convidados, entre eles ceramistas da cidade de Piraí, na região do Vale do Paraíba; e uma exposição individual sobre o trabalho do português, Alberto Cidraes, o evento contará ainda com demonstrações ao vivo da prática da cerâmica e palestras. Em uma tenda montada no largo da Igreja de Santa Rita os visitantes também poderão experimentar a técnica: um torno estará à disposição dos turistas e moradores da cidade no espaço ao ar livre.
O encontro, que já é tradição na cidade, oferece ainda cursos de formação e oficinas. As atividades acontecem em uma tenda erguida no Largo da Igreja Santa Rita. Um curso também será realizado com professores da cidade. A ideia é aproximar o universo escolar da cultura da cerâmica.
O encontro de Ceramistas, criado e produzido por artistas moradores de Paraty, permite que o artista local amplie sua experiência de trabalho, exponha seus trabalhos, e que o ceramista convidado troque impressões e divulgue suas obras para o público que circula na cidade durante o feriado.
- Queremos incentivar a cerâmica no estado do Rio. Divulgar os artistas fluminenses e estimular a troca de experiências - ressaltou a ceramista e produtora do evento Luciana Marsilio.
O Encontro de Ceramistas conta ainda com o apoio institucional da prefeitura de Paraty e da Eletronuclear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário