Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Prefeitura e Governo do Estado recuperam áreas danificadas pelas chuvas de janeiro, no interior de Teresópolis


Prefeitura e Governo do Estado recuperam áreas
danificadas pelas chuvas de janeiro, no interior

Mais de 90% dos agricultores já estão produzindo normalmente 

Teresópolis, 31 de agosto de 2011 – A Prefeitura de Teresópolis, em parceria com o Governo do Estado, vem realizando, no interior do município, inúmeras ações de recuperação nas áreas atingidas pelas fortes chuvas de janeiro. Bonsucesso, Vieira, Sebastiana e Vale Alpino, entre outras localidades no 3° Distrito, são algumas das regiões que receberam ajuda e incentivo do Governo Estadual para a retomada da atividade agrícola. Resultado desta atuação conjunta é que 98% dos agricultores voltaram a produzir normalmente.

O Secretário de Agricultura de Teresópolis, José Mariano da Cunha Ferreira, o Zezinho, reconhece que sem o auxílio do Estado, com homens e máquinas, através da Emater-RJ, para ajudar na recuperação das áreas afetadas, ficaria inviável para a Prefeitura reparar todos os danos. “Precisamos agradecer ao Governador Sérgio Cabral, que se sensibilizou com a situação do Município, bem como ao Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, e ao Engenheiro da Emater, Emerson Landgraf, por se empenharem pessoalmente neste processo de reconstrução da zona rural”, declarou Zezinho, acrescentando que, graças a essa parceria, a maioria dos produtores rurais já está produzindo normalmente.

Christino Áureo, Secretário de Agricultura do Estado e Deputado Estadual licenciado, vem oferecendo todo auxílio necessário aos agricultores de Teresópolis que perderam totalmente ou parte de suas lavouras, inclusive com fornecimento de implementos agrícolas. O Engenheiro Agrônomo da Emater-RJ, responsável pelas atuações na Região Serrana, Emerson Landgraf, opera diariamente nas áreas danificadas, coordenando os trabalhos. “Estamos trabalhando intensamente nessas áreas, recuperando o solo e devolvendo a capacidade de produzir outra vez”, disse Emerson.

Áreas recuperadas
Em Bonsucesso, pequenos produtores, principalmente das localidades de Estrelinha e Lúcios, foram beneficiados pelo programa “Agricultura Emergência”. Em Vieira, nas comunidades de Serra do Palmital, Calado e Imperial, as ações mais importantes foram a reabertura dos acessos, possibilitando o escoamento da produção agrícola, e a remoção de pedras para recuperar áreas de lavoura. A Estrada de Boa Vida, que liga Bonsucesso a Vieira, também está totalmente recuperada pela Emater-RJ. Além dessas regiões, Sebastiana e Vale Alpino também foram atendidas pelo programa emergencial de recuperação.

Serviços realizados
Retirada de barreiras, limpeza das estradas com máquinas, recuperação de vias públicas, irrigação e compactação do solo são alguns dos serviços realizados. De acordo com o engenheiro Emerson Landgraf, todas as principais vias dessas localidades do 3º Distrito foram atendidas. Nas áreas de produção, houve retirada de barreiras, limpeza de terrenos, remoção de pedras, terraplanagem, limpeza de poços de irrigação que sofreram assoreamento e preparo do solo com trator agrícola.

Produtores beneficiados
Morador da localidade de Estrelinha, em Bonsucesso, o produtor rural Marcelo Gallo valorizou a atuação dos governos municipal e estadual na sua propriedade. “Foi tudo devastado pelas águas. Se não fosse a ajuda da Prefeitura e do Estado eu não conseguiria me reerguer. Os prejuízos foram grandes e só com máquinas de grande porte poderia ser feito o que precisava”, declarou. Em Vieira, para o lavrador Ismael Simpliciano, 61 anos de idade e há 40 na lavoura, a principal ajuda foi a desobstrução dos acessos. “Aqui nas minhas terras caiu tanta barreira que ninguém conseguia passar. Foi graças ao trabalho das máquinas que a Prefeitura trouxe que hoje está tudo limpinho assim”, afirmou. Para o diretor do Hotel São Moritz, Nauro Grehs, integrante do Comitê de Reconstrução de Vieira, o trabalho de recuperação das áreas afetadas devolveu fôlego aos agricultores. “A atuação da Emater foi essencial para que os agricultores voltassem a produzir plenamente”, concluiu.

  
Texto: Gisele Barreto
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário