Arlei volta ao Parque do Imbuí e marca reunião mensal com moradores
Equipes da Defesa Civil e de Obras e Serviços Públicos fazem vistorias no bairro
Teresópolis, 31 de agosto de 2011 – Quinze dias depois da primeira visita ao bairro, o Prefeito Interino Arlei retornou ao Parque do Imbuí no final da tarde desta terça-feira, 30. Ele ouviu as principais demandas dos moradores e informou que, nos próximos dias, técnicos do Governo do Estado percorrerão o bairro a fim de fazer um levantamento das ações de reconstrução das áreas atingidas pelo temporal de 12 de janeiro. Colocando-se à disposição da comunidade, o Prefeito assegurou que fará reuniões regulares com os moradores, sempre na última sexta-feira do mês, às 18h, na Capela de São Francisco de Assis, localizada na Praça Poeta Olegário Mariano.
Prefeito Arlei (segundo à esquerda) com o Deputado Estadual Rogério Cabral e secretários de governo em reunião com moradores do Parque do Imbuí |
Acompanharam a reunião o Deputado Estadual Rogério Cabral, os Vereadores Mandinho e Paulinho Carvalho, os secretários municipais Roberto Silva (Meio Ambiente e Defesa Civil) e José Maria Rodrigues (Governo), os subsecretários Tião Correa (Obras e Serviços Públicos) e Jaime Medeiros (Meio Ambiente e Defesa Civil) e o Presidente da Associação das Vítimas das Chuvas de Teresópolis (Avit), Jorge Henrique Ramos de Mattos.
Equipe da Defesa Civil e moradores vistoriam queda de encosta na Estrada das Cacatuas |
Morador há 33 anos no Parque do Imbuí, Hilton Machado enalteceu a visita de Arlei e equipe de governo ao bairro. “Pela primeira vez, após o temporal, representantes do Executivo Municipal vieram conversar conosco. A comunidade agradece e espera que os políticos tomem a nossa defesa”. Outro morador, Danilo Schinke, concordou. “O Prefeito Arlei teve a boa vontade de vir ao Parque do Imbuí, com seus secretários, para ouvir os moradores e ver os nossos problemas de perto”.
O Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, informou que a Defesa Civil possui um mapeamento de todas as áreas atingidas pelo desastre natural de janeiro, e que mostra a real situação das comunidades afetadas. “A Prefeitura vem investindo na formação de agentes comunitários que vão auxiliar na divulgação das mensagens do Sistema de Alerta e Alarme que será instalado no município. Inicialmente, esse treinamento está sendo levado a dez comunidades. No Parque do Imbuí, a Prefeitura planeja a instalação de um núcleo comunitário de Defesa Civil”, anunciou. O objetivo é orientar e capacitar a comunidade para que, em caso de acidentes, os voluntários façam o primeiro atendimento até a chegada da Defesa Civil.
Vistorias no bairro
Antes da reunião, o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, e o Subsecretário de Obras e Serviços Públicos, Tião Correa, percorreram várias ruas do Parque do Imbuí, junto com moradores. Foram feitas novas vistorias dos principais problemas após o temporal de janeiro. Contenção de encostas, desobstrução e limpeza do Córrego do Imbuí, que corta o bairro, obras de drenagem e manilhamento e recuperação de vias públicas com recomposição de paralelos são as principais demandas.
Trecho da Estrada da Gruta também aguarda obra de contenção de encosta por parte do Governo do Estado |
Ao constatar que a Escola Isabel Rita da Veiga continua funcionando apenas no turno da manhã, o Prefeito Arlei determinou à Secretária de Educação, Neli Pampillón, que o problema seja resolvido imediatamente.
Atendendo ao pedido da moradora Vânia Borcardi, Arlei orientou que seja feita a recomposição de paralelos no entorno da Praça Poeta Olegário Mariano, para reduzir a poeira que obriga os moradores a manterem as suas casas sempre fechadas.
De acordo com levantamento da Defesa Civil, o Parque do Imbuí tem 46 casas com laudo de interdição permanente para avaliação da EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro).
Texto: Silvia PimentelFotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário