Sistema de Alerta e Alarme será instalado no município para avisar sobre a chegada de chuvas fortes
Secretário Cel. Roberto Silva enfatiza a importância da instalação do Sistema de Alerta e Alarme no município |
Prefeitura realiza curso para formar agentes que vão auxiliar no trabalho de prevenção
Teresópolis, 17 de agosto de 2011 – Teve início nesta terça-feira, 16, o Curso de Capacitação de Agentes Comunitários em Teresópolis. Promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, o treinamento conta com a participação de técnicos da Escola de Defesa Civil Estadual e da Cruz Vermelha. O objetivo é formar agentes que vão auxiliar na divulgação das mensagens do Sistema de Alerta e Alarme, que será instalado no município.
Nesta quarta-feira, 17, acontece a segunda etapa da formação na Capela Nossa Senhora da Paz, no Caleme, e na quinta-feira, 18, e sexta-feira, 19, na Capela Nossa Senhora do Rosário, no Rosário, sempre das 19h às 22h. Esses bairros serão os primeiros a receber as sirenes de aviso, mas o sistema será implantando em 10 áreas no total.
Presente à primeira aula, o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, ressaltou a importância da implantação do programa em Teresópolis. “O sistema é bastante abrangente e vai ajudar muito no monitoramento das chuvas. O programa tem todo o apoio do Prefeito Arlei. Além disso, é bom ver que a população está comprometida. Só assim, o sistema funcionará efetivamente”, explicou Roberto Silva.
De acordo com o Secretário, nos próximos dias um técnico da Defesa Civil Estadual virá a Teresópolis para avaliar os melhores pontos para a localização das sirenes no Caleme e no Rosário, sendo que há a previsão de ampliação da cobertura para outras oito áreas do município. Estas localidades foram identificadas e mapeadas pelo Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro – DRM.
Capacitação
Os agentes comunitários estão sendo formados para atuar como apoio da Defesa Civil, recebendo através de SMS (mensagens de celular) os avisos emitidos pelo serviço de alerta que será instalado na cidade nas próximas semanas. Nos casos de emergências nas comunidades, os agentes também poderão auxiliar os moradores no deslocamento para os pontos de apoio pré-determinados dentro das suas comunidades. Os pontos serão definidos pela Defesa Civil e serão divulgados para os moradores através de placas indicativas.
O curso é voltado para agentes de saúde, líderes comunitários, policiais militares, bombeiros, guardas municipais e população em geral, que morem nas áreas onde o sistema funcionará. “Temos que nos preparar para as chuvas de Verão que estão por vir e este curso vai ajudar a gente a lidar com esse novo sistema. Nós seremos multiplicadores das informações para todos os moradores”, disse Jeová da Silva Santos, líder comunitário do Caleme.
Prevenção
O Sistema de Alerta e Alarme é uma iniciativa do Governo do Estado, já funciona em diversos pontos da Capital e será implantado também em Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. O sistema possibilita o aviso prévio da chegada de chuvas fortes. A Defesa Civil recebe a informação e aciona a população através das sirenes instaladas nos bairros. Além disso, há ainda o aviso através de mensagens (SMS) que serão enviadas para os agentes comunitários. Os aparelhos celulares são programados especificamente para receber as mensagens de alerta da Defesa Civil.
Técnico da Escola da Defesa Civil Estadual ministra curso de capacitação para moradores do Caleme |
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário