Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, elencou ações a serem implantadas em Teresópolis RJ

Governo Estadual apresenta Programa de Controle
de Inundações e Recuperação Ambiental da Região Serrana

Secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, elencou ações a serem implantadas em Teresópolis

Teresópolis, 1º de agosto de 2011– Em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), ocorrida nesta segunda-feira, 1º de agosto, no Teatro Municipal, a Secretária Estadual do Meio Ambiente e presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, apresentou o Programa de Controle de Inundações e Recuperação Ambiental da Região Serrana e, em especial, as ações realizadas e em curso, além de propostas futuras para Teresópolis. O encontro contou também com uma apresentação da representante da Casa Civil Estadual, Maria Gabriela Bessa, que falou sobre o trabalho do Escritório de Reconstrução no município.
Secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, apresenta Programa de Controle de Inundações e Recuperação Ambiental

Na abertura, o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Maurício Lopes, lembrou que o encontro foi solicitado pelo INEA. “Esta reunião extraordinária do Comdema foi solicitada pela equipe do INEA para que a Secretária Estadual Marilene Ramos pudesse apresentar um balanço das ações do Governo Estadual na esfera ambiental após o temporal de janeiro e o Programa de Controle de Inundações e Recuperação Ambiental para o município”.

Marilene Ramos frisou o trabalho emergencial realizado na Região Serrana após o temporal e falou sobre os projetos em andamento. “Inicialmente estivemos focados nas ações emergenciais, como a dragagem dos rios e as vistorias das pontes danificadas ou destruídas. Em seguida, começamos um trabalho que visa a desocupação das margens e a recuperação dos rios atingidos”, pontuou a Secretária.

De acordo com o programa, entre as iniciativas a serem realizadas em curto prazo está a ampliação do Sistema de Alerta de Cheias para a Região Serrana. Entre as medidas a serem implantadas a médio e longo prazo estão a criação do Sistema de Prevenção e Gerenciamento de Desastres para o Estado do Rio de Janeiro, a aquisição de dois radares meteorológicos e modelagem do plano de contingência. A Secretária também citou algumas intervenções estruturais e não-estruturais a serem realizadas, como a construção das pontes destruídas e de barragens de controle de cheias e a desocupação das margens e devido reassentamento das famílias.

O trabalho de zoneamento de risco está sendo feito pelo INEA nos rios Ribeirão Santa Rita (Santa Rita), Príncipe (Posse e Campo Grande), da Formiga e Vieira (Vieira), Morro Agudo e Imbuí (Imbuí) e Córrego Arrieiro (Arrieiro). A classificação de risco traz as seguintes especificações: risco iminente (os moradores precisam se mudar do local); alto risco de inundações (será opcional a permanência, mas moradores saberão do risco de inundações); e risco moderado e/ou baixo (moradores devem estar atentos ao sistema de alerta em caso de chuvas).
Autoridades municipais e estaduais participam de reunião extraordinária do Conselho de Meio Ambiente  


Atendimento Social

A representante da Casa Civil Estadual e uma das responsáveis pelo Escritório de Reconstrução da Região Serrana em Teresópolis, Maria Gabriela Bessa, falou sobre o trabalho de recuperação dos municípios atingidos pelo temporal e agradeceu o apoio da Prefeitura de Teresópolis.
“A nossa equipe é formada por diversas secretarias estaduais e se encontra na cidade desde janeiro para ajudar as vítimas das chuvas a se reerguerem. Fizemos um mapeamento das áreas afetadas e contamos com a parceria da Defesa Civil Municipal na interdição das casas danificadas. Estamos estudando alternativas que minimizem a necessidade de remanejamento das famílias”, ressaltou Maria Gabriela, lembrando que, se necessário o remanejamento, o Governo busca, sempre que possível, realocar as famílias em local próximo à área de origem e também gerar oportunidades de trabalho e renda no novo local de moradia.

O Escritório de Reconstrução auxilia os moradores que precisam de Aluguel Social e acompanha a negociação do morador que perdeu sua casa com o Governo na escolha da forma com que o mesmo será indenizado, ou seja, se ele será inserido em um plano de unidades habitacionais, se receberá indenização em dinheiro ou se terá compra assistida.       
A reunião contou com as presenças dos Secretários Municipais Liz Caberlon (Planejamento) e Marcos dos Santos (Trabalho e Emprego) e do Ouvidor Ricardo Raposo, da promotora de justiça, Anaiza Malhardes, e do tenente-coronel Flavio Castro, comandante do 16º GBM de Teresópolis.
Maria Gabriela Bessa, da Casa Civil Estadual, explica sobre o atendimento social aos atingidos pelo temporal de janeiro

Fotos – Créditos para Roberto Ferreira
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário