Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Unifeso Clipping Teresópolis- Ano IV, no 168

Unifeso Clipping Teresópolis- Ano IV, no 168
Teresópolis, 13 de setembro de 2012. Ano IV, no 168.

NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

Cursos do UNIFESO recebem estrelas do Guia do Estudante – A qualidade dos cursos do UNIFESO mais uma vez foi reconhecida em nível nacional. Dessa vez, quatro cursos de graduação foram ‘estrelados’ no Guia do Estudante (GE) Profissões Vestibular 2013, que entra em circulação a partir do dia 25 de outubro e serve como um instrumento de informação e orientação de vestibulandos de todo o país na escolha de seus cursos de Ensino Superior. Foram contemplados com três estrelas os cursos de Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Fisioterapia. Esta é a segunda vez que o curso de Ciências Contábeis alcança o reconhecimento no GE, o que para a coordenadora, professora Valéria Brites, “é fruto de todo um trabalho realizado por professores, estudantes, corpo diretivo e funcionários da Instituição. O curso de Enfermagem, com quase três décadas em funcionamento conta com a inserção dos estudantes em cenários variados desde o primeiro período. Tais fatores destacam o curso nas avaliações externas, como observou a coordenadora do curso, professora Viviane da Costa. A coordenadora de Direto, professora Tania Barone, atribuiu as estrelas a todo o corpo docente pelo esforço e colaboração, “sem o qual tal reconhecimento não seria alcançado, bem como ao apoio irrestrito e confiança das direções”. “Ser estrelado pelo Guia do Estudante por vários anos consecutivos deixa claro para a sociedade que a qualidade do curso é mantida desde sua criação”, conclui a professora Andréa Graniço, coordenadora do curso de Fisioterapia.

UNIFESO realiza III Jornada Odontológica – Nos dias 20, 21 e 22 de setembro acontece a “III Jornada Odontológica – Professor Laucyr Pires Domingues”, no Campus Sede. Promovida pelo curso de Odontologia do UNIFESO e pelo Diretório Acadêmico Laucyr Pires Domingues (DALPD), o evento vai abordar o tema “Odontologia Baseada em Evidências – Desenvolvendo Qualidade no Ensino, Pesquisa e Extensão”. Coordenada pelo professor Wagner Pereira Coutinho Filho, a jornada tem como objetivo divulgar e ampliar o debate em torno do que está sendo explorado na vanguarda odontológica, bem como desenvolver atividades que contemplem a tríade ensino-pesquisa-extensão no curso de Odontologia, aproximando e compartilhando diferentes saberes desse âmbito da saúde. Durante os três dias, alunos e egressos da graduação e pós-graduação de Odontologia do UNIFESO, além de estudantes de outras instituições, profissionais de saúde e sócios da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) vão participar de palestras com professores convidados, apresentação oral de painéis eletrônicos e atividades práticas (hands on).

UNIFESO vai sediar a XVII Maratona Nacional de Programação da SBC – Pelo quinto ano consecutivo, o UNIFESO vai sediar a primeira etapa da Maratona Nacional de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Fundação Carlos Chagas. A eliminatória regional da 17º edição do evento vai acontecer no sábado, dia 15 de setembro, em diversas instituições escolhidas do país. O UNIFESO concentrará equipes de todo o estado do Rio de Janeiro, a partir das 9h, no Laboratório de Informática, no prédio Flávio Bortoluzzi, na busca da classificação para a seletiva nacional, prevista para os dias 9 e 10 de novembro em Londrina.

Vestibular Agendado: inscrições abertas – Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado do UNIFESO para o primeiro semestre de 2013. Os candidatos podem optar pelos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia. As inscrições podem ser feitas pelo site ou no Campus Sede. Na inscrição o candidato deve preencher a ficha, optar pelo Vestibular Agendado, retirar o boleto e pagar a taxa de R$ 30 em unidade bancária ou na Tesouraria da FESO, no Campus Sede. Após inscrever-se, o candidato deverá dirigir-se à SEGEN, de segunda a sexta, das 9h às 12h ou das 14h às 19h levando o comprovante de inscrição, cópia da identidade, histórico escolar ou comprovante de Conclusão do Ensino Médio, CPF e caneta esferográfica azul ou preta para fazer a Prova de Redação. O Vestibular Agendado permite ainda o ingresso pelo ENEM. Informações sobre o Vestibular e o ENEM: telefone (21) 2641-7111 e e-mail vestibular@unifeso.edu.br. Informações sobre o FIES e o PROUNI: telefone: (21) 2641-7118 e e-mail beneficios@unifeso.edu.br.

Lançamento do PIBID acontece no dia 24 – Acontece no dia 24 de setembro, às 19h, o lançamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no Auditório Omar Magalhães, no Campus Sede. O Projeto Institucional e os Subprojetos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia do UNIFESO foram aprovados no edital 011/2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que prevê a concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo PIBID e demais despesas a ele vinculadas. O objetivo da seleção é fomentar a formação inicial de profissionais do magistério, seguindo as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

Cursos promovem atividades para vestibulandos na IX INFORVEST – Para auxiliar os vestibulandos a se decidirem pela futura profissão, o UNIFESO, através do Projeto UNIFESO Abre Portas, participou no dia 11 de setembro da IX Feira de Informação do Vestibular (INFORVEST), promovida pelo Colégio São Paulo. Professores e estudantes levaram informações sobre as diversas áreas, campos de atuação e cursos, e trocaram experiências sobre as profissões e o universo acadêmico. Palestras, exposições e demonstrações protagonizadas pelos próprios acadêmicos estavam entre as atividades que convidavam o público para interagir. “É um momento em que o estudante tem a oportunidade de ter uma visão do que pode vir pela frente. O UNIFESO está sempre presente com seus cursos, oferecendo o que temos aqui na cidade para o público local e da região, estamos felizes em participar desta iniciativa do Colégio São Paulo”, comentou o professor Jucimar Secchin, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Professor de Medicina ministra palestras no Peru – Durante uma semana, de 20 a 27 de agosto, o professor Marco Antonio Mibielli, do curso de Medicina do UNIFESO esteve no Peru realizando palestras a convite da Merck Peru, do Grupo Merck – a empresa farmacêutica e química mais antiga do mundo. As palestras foram ministradas para médicos de três cidades: a capital Lima, Arequipa e Trujillo. O convite partiu do Laboratório Merck do Peru através de contato realizado pelo professor Mauro Geller, também do curso de Medicina do UNIFESO e estudioso em vitaminas B no alivio da dor. Segundo Mibielli, o convite foi influenciado por dois trabalhos recentes, publicados um no Brasil e outro na Inglaterra. São eles: “Safety and efficacy of a B-vitamin combination in the treatmente of osteoarthritis-related pain”, publicado em 2007 na Revista Brasileira de Medicina; e “Diclofenac plus B vitamins versus diclofenac monotherapy in lumbago: the Dolor study”, publicado em 2009 na Current Medical Research & Opinion. “Todos os trabalhos tiveram o apoio do UNIFESO e contaram com vários professores da Instituição”, ressaltou o professor Mibielli. 

Professor colabora com o Programa Valor Veterinário – O professor André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO, esteve no lançamento do Programa Valor Veterinário participando do I Workshop de Valorização Profissional do Médico Veterinário, que aconteceu no dia 31 de maio, no auditório do Centro de Convenções da Bolsa do Rio. A iniciativa é do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), com coordenação da Comissão Estadual de Ensino da Medicina Veterinária do CRMV-RJ, da qual o professor André é membro e atua colaborando com a organização dos workshops. O II Workshop aconteceu no dia 3 de setembro, na capital carioca. O programa tem o objetivo de aumentar a empregabilidade da categoria em qualidade e quantidade, articular parcerias entre universidades e o mercado, divulgar a profissão e identificar oportunidades para que a Veterinária seja conhecida e reconhecida pelo mercado e pela sociedade.

Futuros biólogos mergulham em Arraial do Cabo – Doze estudantes do curso de Ciências Biológicas do UNIFESO participaram, nos dias 24 e 26 de agosto, do curso de mergulho em Arraial do Cabo, onde tiveram a oportunidade de aprender os aspectos gerais da biologia marinha. Segundo o professor Carlos Alfredo Cardoso, coordenador do curso, eles aproveitaram para observar a fisiologia do mergulho, além de pôr em prática o aprendizado adquirido nas aulas. Para o estudante Michel Barbosa Cunha, além da experiência profissional os dias em Arraial foram uma experiência de vida. “Foi muito interessante porque tivemos a oportunidade de observar a diversidade do mar. Tivemos palestras e o acompanhamento de profissionais, o que nos deu uma base científica”, avaliou o estudante, contando que participou de diversas atividades como mergulho com cilindro, apneia e visita a um aquário da Marinha.

Pesquisas do curso de Engenharia serão apresentadas em Congresso de Gestão Ambiental – Dez estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFESO tiveram seus trabalhos aprovados no III Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, que será realizado de 19 a 22 de novembro em Goiânia (GO). O tema central do encontro trata da Gestão Ambiental nos Biomas Brasileiros. Seis estudantes do sétimo período levarão ao evento trabalhos de pesquisa de campo sobre os impactos ambientais negativos nos bairros atingidos pelas chuvas, desenvolvidos na disciplina Núcleo de Atividades Integradas (NAI), sobre a orientação da professora Catia Farias. Já os estudantes do oitavo período apresentarão resultados parciais da pesquisa de Iniciação Científica do Programa PICPE da Instituição. O trabalho trata do estudo dos solos relacionados aos movimentos de massa no município.

UNIFESO no Facebook – O UNIFESO criou uma fan page na rede social Facebook. Semelhante a um perfil, compartilha informações sobre os cursos, fotos das atividades, eventos dentro e fora da Instituição, entre outros. A ideia é aproximar o relacionamento com estudantes, professores e funcionários, além dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Centro Universitário. Para curtir basta acessar o endereço <http://www.facebook.com/#!/pages/Unifeso/172926232726534>.


NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

Concurso de residência médica do Ministério da Saúde oferece 432 vagas no Rio de Janeiro – As inscrições para o Concurso de Residência Médica 2013, organizado pelo Núcleo do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (NERJ), estão abertas até 11 de outubro. A taxa é de R$ 15,08. O concurso, um dos mais procurados do país, oferece 432 vagas para programas com duração de dois a cinco anos, carga-horária de 60 horas semanais e bolsa-auxílio R$ 2.384,82. O concurso seleciona residentes para os seis hospitais federais no Rio (Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores do Estado), para os institutos nacionais de Câncer (Inca) e Cardiologia (INC), para o Hospital Evandro Chagas (Fiocruz), além de unidades hospitalares estaduais, do município de Niterói e da rede D’Or. O candidato pode se inscrever até 11 de outubro, pelo site www.rmnerj.com.br, no qual também pode fazer o download do edital.

PROGRAMAÇÃO DE TERESÓPOLIS

CENTRO CULTURAL FESO PRO ARTE E UNIVERTI-FESO

Concerto de Gala – No sábado, dia 15, às 20h30, o Centro Cultural FESO Pro Arte recebe, no Salão Nobre do Campus FESO Pro Arte (Rua Gonçalo Castro, 85 – Alto), o Concerto de Gala com a participação da pianista Fulvia Escobar. A entrada é gratuita. Maiores informações pelo telefone: (21) 2644-5770.

CONHEÇA O UNIFESO!

O Projeto UNIFESO Abre Portas recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às instalações do UNIFESO, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita ou palestra entre em contato pelo e-mail <unifesoabreportas@unifeso.edu.br>.

TRABALHE CONOSCO

O UNIFESO está atualizando seu Banco de Currículos para todos os setores da área administrativa. Profissionais interessados em concorrer a uma oportunidade de emprego na Instituição devem encaminhar currículo para o e-mail <curriculorh@unifeso.edu.br>.

Ouvidoria UNIFESO - Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria do UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: <http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria>.

UNIFESO Clipping é uma newsletter semanal editada pela
Gerência de Comunicação e Marketing do UNIFESO
Editor: Alexandre Ramos da Silva
Jornalista Responsável: Raquel Oliveira
Reportagem: Raquel Oliveira e Giovana Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário