Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2013

Alunos do CEEB (Colégio Estadual Edmundo Bittencourt) visitam exposição 'Mulheres na História'

Cerca de 120 alunos visitaram a Exposição Mulheres na História
Alunos do CEEB visitam exposição 'Mulheres na História'

Teresópolis, 21 de março de 2013 - Esta semana, cerca de 120 adolescentes, alunos do 1º ano do Ensino Médio Inovador do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt (CEEB), estiveram na Casa da Memória Arthur Dalmasso para conhecer a Exposição 'Mulheres na História'. Promovida pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, a mostra foi elaborada pela equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e tem como objetivo prestar uma homenagem às mulheres no mês em que se comemora seu Dia Internacional.

Acompanhados pela professora de história Margareth Lopes, os alunos foram divididos em três turmas, que visitaram a casa e a exposição, com parte integrante do Laboratório de Iniciação a Projetos Científicos. Segundo a professora, os alunos do Ensino Inovador têm aulas em turno integral. Pela manhã, ficam em sala de aula e, à tarde, são realizadas atividades diferenciadas, como a visita à exposição Mulheres na História. “O Laboratório de Iniciação a Projetos Científicos trabalha as ciências biológicas e sociais. Dentro da sociologia, estudamos a história das mulheres. Trabalhamos o tema em sala de aula, foi realizado um debate na semana passada e agora oferecemos aos alunos esta vivência da exposição. Foi ótimo. Eles adoraram”, comentou a professora.

Recebidos pela chefe do Patrimônio Histórico, Regina Rebello, os alunos visitaram cada uma das salas da Casa da Memória, analisaram os paineis, documentos e fotografias da exposição e saíram satisfeitos. “Gostei muito. Um tema bem interessante, que diz respeito a todas nós. E o melhor é que, além da exposição, ainda pude ver de perto vários objetos antigos. Muito legal”, destacou a aluna Monique Oliveira, referindo-se ao acervo permanente da Casa da Memória Arthur Dalmasso.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a visita dos alunos comprova a importância da realização de exposições com esta. “É através de ações como esta, que reúnem grande quantidade de informações, que preservamos nossa história e, mais do que isso, transmitimos este conhecimento aos novos. Certamente, os adolescentes que estiveram na Casa da Memória saíram do local com noções muito mais aprofundadas sobre a evolução das mulheres e ainda puderam conhecer mulheres teresopolitanas de destaque na história. Um conhecimento que levarão consigo e passarão adiante, conservando a nossa memória”, analisou.

Sobre a exposição 

Resultado da pesquisa realizada pelo Patrimônio Histórico e pelo coordenador de exposições, Ricardo Guarilha, a exposição Mulheres da História foi inaugurada no dia 8 de março, integrando as ações da Prefeitura pelo Dia Internacional da Mulher. A mostra é composta por paineis explicativos, com textos e imagens, documentos e vitrines de fotografias, contando a trajetória da mulher desde a pré-história até os tempos modernos.

As dificuldades enfrentadas, as conquistas e os avanços nos mais diversos setores estão evidenciados na mostra. E, da mesma forma, são lembradas mulheres de renome internacional que tiveram destaque na história política e social do mundo, como Condoleezza Rice, Hillary Clinton, Coco Chanel, Margaret Thatcher e Dilma Rousseff.

Sem esquecer a preservação da memória da cidade, também estão retratadas as pioneiras, mulheres que tiveram destaque na história de Teresópolis, como a primeira vereadora, Madalena Rucker, a primeira prefeita, Afaf Ribeiro, e as primeiras secretárias de Cultura e de Educação do município.

A mostra 'Mulheres na História' pode ser visitada de segunda a sábado, das 13h às 17h, no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 - Centro).
Alunas do CEEB observam documentos sobre as mulheres
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Romildo Pires
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário