Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

Cultura nos Bairros anima a tarde na Granja Guarani em Teresópolis

Ayrton Rebello, Pedro Cavalcante, Jeanette Albuquerque, Arnaldo Almeida e Fernando Mello animaram com forró
Cultura nos Bairros anima a tarde na Granja Guarani

Mirante do bairro é local escolhido para o próximo domingo

Teresópolis, 11 de março de 2013 - No último domingo, 10 de março, a comunidade da Granja Guarani viveu uma tarde alegre e festiva com o projeto Cultura nos Bairros. Desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o projeto foi retomado e o Largo do Machadinho, coração da localidade, foi o ponto escolhido para receber a primeira edição de 2013. Música, dança e contação de histórias marcaram o evento, que voltará ao bairro no próximo domingo, 17.

Com a coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e contando com a presença da comunidade, as atividades do projeto tiveram início com um show em homenagem ao mestre Luiz Gonzaga, executado por Jeanette Albuquerque, Fernando Mello, Pedro Cavalcante, Ayrton Rebello e o próprio Arnaldo Almeida. Foram diversos números de forró, que divertiram as famílias e fizeram até mesmo com que alguns arriscassem passos de dança.
Músicas e contação de histórias divertiram as crianças
Logo depois, foi a vez das atrizes Nara Zeitune, Andréa Sant'Anna e Jeanette Albuquerque, que reuniram as crianças do bairro e despertaram sua atenção com a divertida História do Bicho Curututu, que utiliza músicas e fantoches para sua interpretação. A cantora Wanda Pinheiro foi a terceira atração da tarde e agradou em cheio com diversos repentes, além de muitas canções, como 'Beijinho Doce', 'Não se vá' e 'Estúpido Cupido', em dueto com Ayrton Rebello. A tarde de festa teve ainda a presença de Ivson Lins, cantando 'Primavera', além de mais apresentações de Wanda Pinheiro e números de forró, como 'Asa Branca' e 'Último pau de arara'.
A comunidade se divertiu e participou do eventoA contação de histórias agradou a criançada
A performance do grupo Top Street Dance agradou a comunidade

Dança de rua

Logo depois, foi a vez da performance do grupo Top Street Dance, composto por integrantes de Petrópolis e Teresópolis. Formado pelo professor Marcelo Cruz, Paloma Schonwandt, Phelipe Wesley, Samuel Malaquias, Rafael Oliveira e Mariana Ferreira, o grupo apresentou coreografias de street dance, encantando o público. “É motivo de grande orgulho para nós participar pela primeira vez do projeto Cultura nos Bairros. Que possamos estar presentes outras vezes. É uma honra para nós”, comentou Marcelo Cruz, professor da modalidade há oito anos. A exibição incentivou a participação da comunidade, através dos moradores Daian Amaral e João Pedro Carvalho, que também apresentaram coreografias de dança de rua.
Piruetas e ginga na apresentação do grupo Top Street Dance
Evento aprovado

Quem esteve presente, gostou do que viu. “Fiquei apaixonada. O Cultura nos Bairros é um dos melhores projetos de cultura da Prefeitura. Faz bem para a saúde da mente. Sem falar que meu filho também adorou. Participou de tudo. Perfeito”, comentou a funcionária pública Ester Siqueira do Cabo Ribeiro do Canto, moradora do bairro.

Diretor de comunicação da Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani (Amagg), Leonardo Calazans também ficou satisfeito. “Em conversa com o Secretário Wanderley Peres, resolvemos dar o pontapé do projeto em 2013 aqui na Granja Guarani. E deu muito certo. Sempre que possível, procuramos oferecer atrações culturais para a nossa comunidade. É a segunda vez que o bairro recebe o Cultura nos Bairros e foi maravilhoso”, elogiou.
Público dança ao som do forró
Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o projeto cumpriu bem seu papel. “Como um dos projetos regulares da secretaria, o Cultura nos Bairros visa percorrer toda a cidade e também o interior, levando arte e entretenimento. A comunidade esteve presente e participou e o sucesso foi tamanho que decidimos voltar ao bairro no próximo domingo, quando visitaremos outro ponto, o Mirante da Granja Guarani (Quiosque das Lendas), incluindo na programação um espetáculo de teatro sobre as lendas indígenas retratadas nos azulejos do local”, comenta o secretário, anunciando a programação prevista para o dia 17 de março, a partir das 15h.

Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando os artistas populares que estão espalhados pela cidade e promovendo um mapeamento cultural do município. Mais de 40 comunidades já foram visitadas pelo projeto.
Andrea Manso, diretora da Escola Sylvio Amaral, Wanderley Peres e diretores da Amagg Magal, Armindo Coelho e Leonardo CalazansGrupo Top Street Dance e Wanda Pinheiro
Música com Wanda Pinheiro, Ayrton Rebello, Nara Zeitune, Jeanette Albuquerque e Arnaldo Almeida
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Jeferson Hermida

Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário