Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de março de 2013

Exposição ‘Memória dos Bairros’ retrata a história do Alto em Teresópolis

Abordando o Alto, a exposição Memória dos Bairros pode ser vista na Calçada da Fama
‘Memória dos Bairros’ retrata a história do Alto


Teresópolis, 15 de março de 2013 - Em exibição desde a semana passada, a nova edição da exposição permanente ‘Memória dos Bairros’, desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, vem despertando a curiosidade e a atenção das pessoas. Montada em totem na Calçada da Fama, no Centro da cidade, a mostra aborda, desta vez, o bairro do Alto, explorando os mais variados aspectos da localidade.

Quatro paineis, com textos e fotografias, contam a história do Alto, desde seu surgimento até os dias de hoje. Os primeiros proprietários de lotes e fazendas, os primeiros moradores, os antigos casarões e suas histórias são alguns dos assuntos que podem ser vistos. Também em destaque, a história da construção da Igreja de Santo Antônio, da Praça Nilo Peçanha e do Hotel Higino. Também pode ser observada na exposição toda a trajetória da criação da Estrada de Ferro Therezopolis e da Estação do Alto, que abriram as portas para o desenvolvimento econômico do município.

“Esta mostra é resultado de um amplo trabalho de pesquisa realizado com todo o zelo pelo Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura. Lançada em 2010, a exposição ‘Memória dos Bairros’ visa, de tempos em tempos, abordar um bairro diferente da cidade, mostrando sua história, sua peculiaridade e curiosidades. Desta vez, estamos apresentando o Alto, primeiro núcleo residencial de Teresópolis. Vale a pena conferir”, convida o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Mirante da Granja Guarani recebe Cultura nos Bairros neste domingo

Neste domingo, 17 de março, a partir das 15h, a Granja Guarani volta a receber o projeto Cultura nos Bairros, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Desta vez, as atividades serão realizadas no Mirante do bairro

Entre as atrações desta segunda edição da temporada 2013 estão previstas contação de histórias, com a professora Mônica Botafogo, e apresentações musicais, incluindo performance de forró com canções de Luiz Gonzaga, executada pelo Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e os agentes culturais Ayrton Rebello e Fernando Mello.

Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando os artistas populares que estão espalhados pela cidade e promovendo um mapeamento cultural do município. Mais de 40 comunidades já foram visitadas pelo projeto, que tem a coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Romildo Pires
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário