Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de março de 2013

Prefeitura de Teresóplis trabalha na recuperação de ruas alagadas pela chuva de sábado

Após a retirada do excesso de lama e areia, os caminhões-pipa seguem lavando as ruas
Prefeitura trabalha na recuperação de ruas alagadas pela chuva de sábado 


Teresópolis 25/03/2013 - A Prefeitura já está concluindo o trabalho de recuperação dos vários pontos alagados durante o temporal de sábado. Turmas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos trabalham, desde a noite de sábado, na retirada de areia e entulho acumulados nas ruas depois da chuva. O Secretário da pasta, Denílson Moraes, esteve pela manhã nos locais mais atingidos. 

Concentrada principalmente entre a Rodoviária e o Meudon, a enxurrada causou preocupação. Sirenes soaram em várias comunidades que convivem com riscos de deslizamento e alagamentos. 

A equipe que faz plantão na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos foi deslocada, já no sábado à noite, para o entorno da UPA, na Rua Tenente Luiz Meirelles, assim que a chuva passou. A unidade de saúde estava praticamente ilhada. 
Ainda nas proximidades da UPA, sete homens desentupiram pela manhã bueiros e aterraram uma parte da calçada que ruiu com a força das águasTurmas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos trabalham, desde a noite de sábado, na retirada de areia e entulho acumulados nas ruas depois da chuvaTurmas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos trabalham, desde a noite de sábado, na retirada de areia e entulho acumulados nas ruas depois da chuva
Na manhã desta segunda-feira (25/03) uma turma de funcionários da secretaria estava terminando a retirada da areia acumulada pelo transbordamento dos riachos que cortam a rua. 

Ainda nas proximidades da UPA, sete homens desentupiram pela manhã bueiros e aterraram uma parte da calçada que ruiu com a força das águas. Caminhões-pipa vieram a seguir, lavando a rua. 

Segundo o Subsecretário de Serviços Públicos, Tião Correa, o alagamento das ruas pela enxurrada é, em parte, conseqüência da postura de alguns moradores das proximidades. 
Na Rua Rosa Weber, transversal à Tenente Luiz Meirelles, oito caminhões de areia já haviam sido retirados e o trabalho continuava
Um guarda-roupa inteiro, jogado no rio dos Gouveias – que corta a Tenente Luiz Meirelles – fez com que a água transbordasse com mais força, até atingir as proximidades da Rodoviária. Foram retirados do local cerca de 80 caminhões de areia.

Próximo ao nº 1762 da mesma rua aconteceu outro transbordamento. Pela manhã os funcionários da secretaria estavam terminando a operação de retirada da areia e o caminhão pipa já estava no local para lavar o piso junto ao meio-fio. Na Rua Rosa Weber, transversal à Tenente Luiz Meirelles, oito caminhões de areia já haviam sido retirados e o trabalho continuava. 

Segundo moradores sempre que cai uma chuva mais forte o riacho Beija Flor transborda a ameaça invadir as casas. Segundo Beto Rosa, encarregado da turma que estava no local, a Prefeitura não pode fazer o trabalho de desassoreamento dos cursos d’água de Teresópolis sem antes possuir a permissão do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). 
Ainda nas proximidades da UPA, sete homens desentupiram pela manhã bueiros e aterraram uma parte da calçada que ruiu com a força das águasTurmas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos trabalham, desde a noite de sábado, na retirada de areia e entulho acumulados nas ruas depois da chuva
Na entrada do Meudon, menos atingida do que a região próximo à UPA, uma pequena construção, aparentemente desativada, sobre o riacho que passa pelo local é responsável pelo transbordamento segundo o encarregado pela recuperação do trecho, José Rosa. 
Na entrada do Meudon funcionários retiram lama e terra do meio das ruas
Na Rua Piauí, em Araras, a força das águas rompeu três manilhas que já estavam sendo substituídas pela manhã. Segundo o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, o trabalho deverá estar concluído na tarde desta segunda-feira.

O Secretário também esteve numa rua sem saída, perpendicular a Rua Otávio Gouveia Freire, nas Quarenta Casas. No local um muro de arrimo veio abaixo, carregando com ele árvores de grande porte e isolando a última casa da rua. O trabalho de desobstrução deverá prosseguir até amanhã. 

Denílson disse que a Prefeitura está preparada para ações como as que estão sendo feitas desde sábado à noite. “Temos uma equipe de plantão na secretaria que pode começar a agir imediatamente nos dias chuvas”, concluiu.
Na entrada do Meudon funcionários retiram lama e terra do meio das ruas

Texto - José Attico
Fotos – Jefferson Hermida
Fonte - Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário