Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de março de 2013

Segundo e terceiro dias da Semana da Educação em Teresópolis

A Diretora de Educação Carla Rabello: Semana da Educação 2013 está alcançando seus objetivos
Semana da Educação 2013 debate aprendizagem, desenvolvimento infantil, indisciplina escolar e relacionamento familiar


Teresópolis, 13 de março de 2013 - Em seus segundo e terceiro dias, a Semana da Educação de Teresópolis trouxe especialistas de nível nacional para discutir temas pertinentes ao ensino no município. Seguindo o objetivo da Secretaria Municipal de Educação (SME), de gerar inquietações que devem ser discutidas pela sociedade, educadores, alunos, pais e responsáveis se reuniram no Clube Comary e no Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) para conferir a abordagem de temas diversos.

Pela manhã desta terça-feira, 12, o professor Joe Garcia, Doutor em Educação pela PUC São Paulo, abordou o tema da indisciplina escolar, trazendo dados alarmantes para os educadores teresopolitanos. Segundo ele, em média, 17,8% do tempo de uma aula é gasto com ações disciplinadoras. Isso quer dizer que aproximadamente 35 dias do calendário escolar anual são usados para este fim. Joe apontou também que a indisciplina causa um desgaste cotidiano dos professores e apontou algumas soluções possíveis para serem discutidas.
O professor Joe Garcia fala sobre indisciplina escolar no segundo dia da Semana da EducaçãoFuturos educadores, alunos dos Cursos de Formação de Professores participam do encontro
À tarde, o professor de Matemática Marcos Meier, que é psicólogo e Mestre em Educação curitibano, falou aos pais e responsáveis que lotaram o salão do Clube Comary sobre educação dos filhos, relacionamento e desenvolvimento da inteligência. “Nossos filhos precisam ouvir frases como: ‘Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração’, ‘Parabéns, meu filho, por ter dito a verdade apesar de estar com medo. Você é ético’, ‘Filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído, como algumas colegas fizeram. Você é solidária’, ‘Isso mesmo, filho, deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal, você é um bom amigo’. Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança, que tenderá a repeti-los. Isso não é ‘tática’ paterna, é incentivo real”, explicou o educador.

Nesta quarta-feira, 13, as palestras acontecem no auditório da Unifeso, no Alto. Visando professores de Educação Infantil e Agentes de Creche, a Mestre em Educação e Doutora em Psicologia pela USP, professora Zilma de Oliveira, abordou o tema ‘As aprendizagens e o desenvolvimento da criança: como compreendê-los’, na primeira reunião do dia, às 8h. “Temos a capacidade de desenvolver a imaginação de nossas crianças, e é essa habilidade que o brincar traz”, definiu a professora.
A professora Zilma de Oliveira palestra na Unifeso sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil
Para Carla Rabello, Diretora de Educação da SME, a Semana da Educação 2013 está alcançando seus objetivos, considerando a participação de todos os atores envolvidos nas questões educacionais municipais. “Ficamos realmente felizes com a participação de todos que têm prestigiado o evento. Professores, educadores, alunos e, principalmente, pais e responsáveis, membros dos Conselhos Escolares que compareceram no Clube Comary e saíram de lá discutindo temas pertinentes. Nestas quinta, sexta e sábado ainda contaremos com a participação de funcionários de apoio, equipes gestoras e demais professores inscritos, para que nossos objetivos sejam plenamente alcançados”, analisou a educadora.

Nesta quinta-feira, 14, o palco será o teatro do SESC Teresópolis (Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea), com o tema ‘Educação Emocional’, apresentado por Erika Neves e voltado para funcionários de apoio (secretaria, limpeza, inspetores, auxiliares de biblioteca). Na sexta-feira, dia15, a Semana de Educação volta mais uma vez ao Clube Comary (Rua Hercílio Ferreira dos Santos, 97, Comary), com as palestras ‘A Contribuição da Neurociência na Educação Cognitiva e Emocional nas Práticas Pedagógicas’, com a Professora Marta Relvas, e ‘Educando para o mercado’, com Ladmir Carvalho. Encerrando a Semana, no sábado, dia 16 de março, o palco será a Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema (Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 220, Várzea), com a aula inaugural da formação continuada oferecida aos professores da Rede Municipal que atuam no 1°, 2° e 3° anos, dentro do Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa.
O professor Marcos Meier fala sobre indisciplina na escola para pais e responsáveis Pais e responsáveis também participam da Semana da Educação de Teresópolis
 PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA EDUCAÇÃO

Quarta, Dia 13 de março
Auditório do UNIFESO
8h e 14h, Palestra “As aprendizagens e o desenvolvimento da criança: como compreendê-los?”
Palestrante: Professora Zilma Oliveira
Público: Professores da Educação Infantil e Agentes de Creche

Quinta, Dia 14 de março
SESC Teresópolis
8h e 14h, Palestra “Educação Emocional”
Palestrante: Erika Neves
Público: Funcionários de apoio (secretaria, limpeza, inspetores, auxiliares de biblioteca)
* Para este encontro serão oferecidas 230 vagas por horário

Sexta, Dia 15 de março
Clube Comary
8h, Palestra “A Contribuição da Neurociência na Educação Cognitiva e Emocional nas Práticas Pedagógicas”
Palestrante: Professora Marta Relvas
Público: Professores dos anos finais do Ensino Fundamental
Serão oferecidas 300 vagas
13h, Palestra “Educando para o mercado”
Palestrante: Ladmir Carvalho – renomado empresário do ramo de informática
Público: Equipes Gestoras e professores da EJA

Sábado, Dia 16 de março
Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema
8h, Aula inaugural do Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa
Público: professores inscritos no Programa

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário