Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de julho de 2013

Festival Sesc Rio de Inverno atrai cerca de 40 mil pessoas em Teresópolis

Lenine no Festival de Inverno de Teresópolis
Festival Sesc Rio de Inverno atrai cerca de 40 mil pessoas em Teresópolis

A preços reduzidos ou de graça, população da cidade teve acesso a aclamados espetáculos de música, dança e teatro, entre uma série de atividades culturais

Com os termômetros da cidade marcando temperaturas que fizeram jus ao nome, o Festival Sesc Rio de Inverno chegou ao fim no último domingo, dia 28/7, em Teresópolis. Quem fechou o evento foi os Paralamas do Sucesso, em show emocionante assistido por cerca de 10 mil pessoas, que tomaram a Praça Olímpica. Somando quem participou das demais atividades culturais promovidas pelo Sesc Teresópolis desde 13/7, o público totalizou cerca de 40 mil pessoas.

Além dos Paralamas, passaram pelo palco montado na praça Zé Ramalho, Titãs e Diogo Nogueira, que juntos sacudiram um público de quase 30 mil somente nos quatro últimos dias do Festival. As demais atividades e atrações que envolveram música, teatro, dança, artes visuais, cinema, literatura, além de debates, oficinas e palestras, atraíram mais de 8 mil pessoas. Para o gerente do Sesc Rio, Eugênio Nascimento, o evento foi um sucesso, tanto em aspectos quantitativos como qualitativos:

- O Festival Sesc Rio de Inverno superou as expectativas, atraindo um grande público em todas as suas atividades. Essas pessoas são privilegiadas, pois a preços reduzidos ou de graça tiveram contato com espetáculos musicais e teatrais consagrados, além de terem exercitado seu lado artístico em oficinas realizadas por profissionais de notado talento.

Neste mês de julho, a quadra esportiva do Sesc ganhou um palco onde também se apresentaram nomes de peso no cenário musical brasileiro: Lenine, Erasmo Carlos e Roberta Sá. O local também recebeu espetáculos que foram sucesso de público e crítica, como o musical “Gonzagão – A lenda”, que conta sobre a vida do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e divertidas peças infantis, que encantaram crianças, adultos e idosos, como “Sambinha”, um musical que conta através de sambas tradicionais o cotidiano de duas famílias – uma do subúrbio e outra da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Já pelo Teatro do Sesc Teresópolis passaram vários talentos da dramaturgia brasileira. Domingos Montagner e sua companhia de teatro La Mínima apresentaram o espetáculo “Mistero Buffo”. Maria Clara Gueiros interpretou a ex-bailarina Paula Menezes em “A garota do adeus”. O vencedor do Prêmio Shell de Melhor Ator, Charles Fricks, encenou “O filho eterno”, adaptação do aclamado livro homônimo de Cristovão Tezza. Aos 77 anos, Emiliano Queiroz esteve à frente do monólogo “Na sobremesa da vida”. Um grande elenco, que incluiu Ricardo Blat e Thelmo Fernandes, conduziu “A arte da comédia”. E a peça “A revista do ano – O olimpo carioca”, da dramaturga Tânia Brandão, trouxe à cidade um elenco de 15 atores e sete músicos, que no palco promoveram uma grande festa teatral em homenagem ao Rio de Janeiro contemporâneo, exaltando os episódios mais marcantes de 2011 e 2012.

Dois espetáculos de dança integraram a programação: “Água de beber”, em que seis atores-músicos-capoeiristas encenaram, com música e jogo de capoeira, pequenas histórias, inspiradas no livro “Santugri: contos de mandinga e capoeiragem”, de Muniz Sodré; e “OGNAT”, uma leitura antropofágica do tango em tributo ao ícone desse gênero musical, Astor Piazzola.
Espetáculo de Dança Água de Beber crédito:Alvaro Bacim
LITERATURA E TALENTOS LOCAIS – Uma série de atividades do Festival Sesc Rio de Inverno atraíram o público ao Palacete Granado, o belo casarão construído no início do século passado e onde viveu o fundador da tradicional drogaria que leva seu sobrenome. Talentos da música local, entre eles Toni Rezende, Fátima Gaspar, Mani Carneiro e Grupo Tangará, fizeram a trilha sonora de encontros no café Doce e Roça, localizado no subsolo do casarão. Na biblioteca do Sesc, no pavimento principal, estudiosos e escritores discutiram sobre os rumos da literatura diante dos desafios contemporâneos, como Eduardo Spohr, Bráulio Tavares, Cora Rónai, Luciana Hidalgo e Heloisa Buarque de Hollanda.

Acrescentando as sessões de cinema na biblioteca e ao ar livre, as oficinas artísticas e as perfomances de teatro de rua foram realizadas mais de 50 atividades na cidade durante o Festival, o que reafirma o compromisso do Sesc Teresópolis de levar cultura, lazer e entretenimento à comunidade local.

Fotos:divulgação/Álvaro Bacim
Fonte:Assessoria de Imprensa Sesc Rio

Cobertura Terê Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário