Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Projeto Cultura de Raiz de Teresópolis se apresentou na Feira de São Cristóvão

Clotilde Soares e Jorge Viajante
Cultura de Raiz conquista público na Feira de São Cristóvão

Teresópolis, 1º de julho de 2013 - Com muita alegria e disposição, os artistas teresopolitanos do Encontro de Cultura de Raiz fizeram bonito na Feira de São Cristóvão, um dos espaços mais representativos da cultura popular brasileira. Realizada no último sábado, 29 de junho, a edição especial levou ao Rio de Janeiro uma seleção dos melhores artistas do projeto e o resultado não poderia ter sido melhor: muito forró e um grande público, que se rendeu aos teresopolitanos e não parou de dançar.


“O sucesso da nossa participação na Feira de São Cristóvão é a consagração do Cultura de Raiz. É o resultado mais concreto do trabalho que realizamos desde 2009, resgatando, valorizando e dando palco ao artista popular. Ver a alegria de nossos artistas e, mais do que isso, a animação e a aprovação da plateia, nos deixa muito satisfeitos. Uma grande realização, em todos os sentidos”, comemorou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, que esteve presente ao evento acompanhado da esposa Linea.
A apresentação de Clara Gonçalves e Fernando Mello foi um dos momentos registrados pelo próprio públicoEncerrando o evento, todos os artistas juntos cantaram Asa Branca Crésio da Vila também animou o públicoCom sequência de forró, Jorge Viajante colocou todo mundo pra dançar
A edição especial do Cultura de Raiz foi realizada na Praça dos Repentistas, no meio da Feira de São Cristóvão. Para alegrar o público carioca, cerca de 15 artistas se apresentaram por cerca de três horas, com muito violão, zabumba, sanfona e triângulo, mostrando ao público carioca o melhor da cultura popular, de raiz, tão valorizada pelo projeto teresopolitano. Ritmos como xaxado, baião e xote embalaram a tarde musical, que já começou em grande pique, com Fernando Mello mostrando alguns dos sucessos do mestre Luiz Gonzaga, como 'Sala de reboco'. Vera Borcard seguiu na mesma linha e continuou animando com outros sucessos do forró, como 'Último pau de arara' e 'Estrada de Canindé'.

Írio Lima levantou ainda mais a plateia cantando 'Nossa História', música recém criada por ele em homenagem ao Cultura de Raiz. Crésio da Vila deu prosseguimento ao ritmo cantando 'Na sola da bota'. A festa continuou com Jorge Viajante, num mix de vários sucessos de forró, como 'Fede, mas é gostoso' e 'É proibido cochilar'. Arrematando o momento, entrou em cena o sanfoneiro 'Seu' Timbira, com forró e um pot-pourri de músicas de quadrilha.
Seu Timbira e Zé Luiz apresentaram um pot-pourri de músicas de quadrilha
Nordestino de sangue, Zé Rodrigues agradou com seus repentes e a música 'De volta à minha terra'. Na sequência, Clara Gonçalves, ao lado do pai, Fernando Mello, arrancou mais aplausos com 'Lua Branca' e 'Apelo ao Soberano'. Alexandre Firme e Felipe Rodrigues apresentaram sucessos da música sertaneja, seguidos por PC de Si, que levantou o público novamente com 'O Xote das meninas', entre outras, acompanhado por Írio Lima e o músico Marcos André.
Juju Carvalho e Fernando Mello apostaram e um dos clássicos da música nordestina
Nordestino legítimo, Zé Rodrigues cantou e fez repentes
A apresentação teve ainda a participação de Juju Carvalho, com 'Eu só quero um xodó', Clotilde Soares, com 'Água no leite', e a dupla formada por Paulo Carminatti e Rogério Barros, que agradou com 'Luar do sertão', e 'Chuá, chuá'. Encerrando a apresentação em grande ritmo, Fernando Mello voltou ao palco, ao lado de Zé Luiz, e colocou todo mundo para dançar novamente ao som de grandes sucessos de forró, como 'Farinhada' e 'Sebastiana'. Ao fim, todos os artistas cantaram juntos a clássica 'Asa Branca', arrebatando e conquistando de vez o público carioca.


Rogério Barros e Paulo CarminattiO público carioca se rendeu ao Cultura de Raiz e não parou de dançar nem por um instante

A edição especial do Cultura de Raiz na Feira de São Cristóvão teve a coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora Andréa Sant'Anna, tendo ainda o apoio da coordenadora de projetos da secretaria, Nara Zeitune.



Diretor de comunicação da Feira da São Cristóvão, Gilberto Teixeira, que morou em Teresópolis por muitos anos, estava emocionado ao fim da apresentação. “Fiquei me segurando para não chorar de emoção e saudade. Teresópolis tem grande importância na minha vida e hoje só recebi amigos na Feira de São Cristóvão, que nos animaram demais com todo esse carinho e calor. Nós, da Feira de São Cristóvão, só temos a agradecer à Secretaria de Cultura de Teresópolis por ter enriquecido nosso espaço com esta maravilhosa apresentação, que provou, através do Cultura de Raiz, que os teresopolitanos também sabem fazer o som nordeste de raiz. Todo mundo simplesmente adorou”, comentou Gilberto Teixeira. “As pessoas ficaram tão encantadas que já vieram me perguntar quando será o próximo. Tomara que seja em breve”, acrescentou.

Público dança, canta e aplaude

O grande público presente, que circulava pelo pavilhão e parava ao ver a apresentação, dançou, cantou, curtiu, aplaudiu e pediu bis. Foram muitos aqueles que passaram toda a tarde ao som do Cultura de Raiz. Quem viu de perto só elogiou. “Meus filhos e netos moram em Teresópolis. Quando soube que haveriam teresopolitanos aqui, vim prestigiar. Fiquei maravilhada. E pensar que muitas vezes estou em Teresópolis nos fins de semana e ainda não conhecia o Cultura de Raiz. De agora em diante, não perco mais”, comentou Elisabeth Andrade, que dançou o tempo inteiro.

A aposentada Neuza Muniz, que também passeava pelo local e parou para ver a apresentação concordou. “Ouvi de longe, cheguei para ver e adorei. Quando estiver em Teresópolis, vou aproveitar para conhecer melhor o projeto”, disse. A enfermeira Renata Pascoal foi outra que ficou encantada e parabenizou. “Nunca tinha visto algo assim. O Cultura de Raiz é mesmo especial. Esta mistura de gerações é incrível. Achei realmente maravilhoso e, quando me dei conta, já estava até mesmo interagindo com os músicos, tocando junto”, elogiou. “A Secretaria de Cultura de Teresópolis merece realmente os parabéns por esta iniciativa”, completou a jovem.
PC, Marcos André, Fernando Mello, Arnaldo Almeida e Írio Lima - união da serra animando o Rio de Janeiro
Desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o projeto Encontro de Cultura de Raiz foi lançado em abril de 2009, com o intuito de resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao todo, já foram realizadas 45 edições, incluindo esta última, na Feira de São Cristóvão, sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro. Neste domingo, 7 de julho, será realizada a edição mensal do projeto, a partir das 10h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, incluindo homenagens especiais em virtude do aniversário da cidade.
Secretário Wanderley Peres, diretor da Feira de São Cristóvão, Gilberto Teixeira, e Subsecretário Arnaldo AlmeidaÍrio Lima foi uma das atrações e agradou
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário