Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Relatório da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis é encaminhado ao MinC

Relatório da 3ª Conferência Municipal de Cultura é encaminhado ao MinC
Relatório da 3ª Conferência Municipal de Cultura é encaminhado ao MinC

Teresópolis, 04 de julho de 2013 – Já foi encaminhado ao Governo do Estado e ao Ministério da Cultura (MinC) o relatório da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, e pelo Conselho Municipal de Cultura, a conferência foi realizada no último dia 26 de junho, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, com o objetivo de concluir a definição das políticas públicas a serem adotadas para a área cultural em Teresópolis e ratificar a criação do CPF (Conselho, Plano e Fundo) da Cultura de Teresópolis.

O encontro contou com palestras e debate e, ao fim do dia, a partir dos quatro eixos temáticos trabalhados, foram apresentadas 25 propostas, sendo 16 delas aprovadas. Todo o balanço da conferência consta no relatório, encaminhado na terça-feira, 2, ao Governo do Estado, a fim de integrar os debates durante a Conferência Estadual de Cultura, em setembro, e ainda ao MinC, para efeitos da Conferência Nacional, em novembro.

“Tivemos um proveitoso encontro em Teresópolis, com aprovação de propostas interessantes e que podem acrescentar ao desenvolvimento cultural do município. Agora estas sugestões serão levadas à Conferência Estadual e, se aprovadas lá, poderão chegar à esfera federal, através da Conferência Nacional. São possibilidades reais de importantes conquistas para o nosso município”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

O relatório faz um resumo das atividades realizadas durante a conferência, incluindo a apresentação do Plano Municipal de Cultura, aprovado na semana passada por unanimidade e já publicado em Diário Oficial, que define as políticas públicas culturais para Teresópolis pelos próximos 10 anos. Também está relatada a eleição dos delegados que representarão o município na 3ª Conferência Estadual: Ivo Bernardo e Licko Turle tendo como suplentes Rosayni Batalha e Carlos Artur Esteves (representantes da sociedade civil), e ainda Nara Zeitune, tendo como suplente Arnaldo Almeida, e o Secretário Wanderley Peres - delegado nato (representantes do Poder Público).

O documento detalha ainda a participação da sociedade e cada uma das 16 propostas aprovadas, algumas por unanimidade, que serão apresentadas pelos delegados teresopolitanos durante a 3ª Conferência Estadual. Entre as propostas, destaque para a sugestão de que a cultura também seja beneficiada com a nova regra de aproveitamento dos royalties do petróleo, e para a mobilização em torno da aprovação da PEC 150, que prevê a destinação de 2% do orçamento federal para as políticas culturais. A proposta de criação e incentivo a um corredor cultural, com intercâmbio de ações e atrações entre os municípios da região, também foi aprovada com boa base de votos.

Destaque ainda para duas propostas apresentadas pelo próprio Secretário Wanderley Peres, sugerindo a criação do Museu da Imperatriz Teresa Cristina em Teresópolis, aproveitando o acervo que hoje está no Museu Imperial de Petrópolis, e, finalmente, a proposta de reconhecimento do Rio Paquequer como cenário do romance “O Guarani”, do escritor José de Alencar. Embora o nome de Teresópolis não seja citado no livro, todas as características descritas no romance deixam claro que o amor vivido entre a jovem Ceci e o índio Peri teve o município de Teresópolis, o Rio Paquequer e a Serra dos Órgãos como cenário.

Segue abaixo a relação de todas as propostas aprovadas na 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis.

1 - Organizar um encontro para compartilhar experiências sobre a implementação do SNC, SMC (MinC, Sec-RJ, Região Serrana e demais regiões).

2 - Neste encontro definir os Indicadores Culturais para avaliação do Plano Municipal de Cultura.

3 - Levando em consideração de 75% dos royalties do petróleo para a educação, tentar aprovar que 10 a 15% deste montante sejam destinados à Cultura.

4- Elaborar uma moção cobrando do congresso a aprovação imediata da PEC 150. (Aprovada por unanimidade).

5 - Criar um corredor para a fruição da produção cultural dentro da região serrana e também para as demais regiões do estado. Possibilitando o intercâmbio e circulação, dentro da nossa região e com as outras regiões do nosso estado.

6 - Criar um selo para identificar os produtos culturais oriundos da cidade de Teresópolis. (Música, Artes Cênicas, Audiovisual, Artes Plásticas etc.). Criando condições para o registro, gravação, difusão e distribuição destes produtos.

7 - Criação de um consórcio de Pontos de Cultura, em parceria com organizações não governamentais e associação de moradores para fomento e capacitação artística e cultural.

8 - O Conselho de Cultura através de sua comissão de Patrimônio Histórico trabalhar em parceria com o Serviço de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura com o objetivo de identificar e salvaguardar o Patrimônio Imaterial.

9 - Criar uma subvenção permanente para as Folias de Reis dentro do orçamento municipal ou fundo de cultura para preservar e revitalizar esta importante manifestação cultural de nossa cidade. (Aprovada por unanimidade).

10 - Viabilizar a implantação de equipamentos de cultura permanentes, públicos e privados, nos bairros da periferia da cidade e, principalmente nos distritos, possibilitando que a população carente e de baixa renda do nosso município tenha acesso a cultura.

11 - Criação de espaços e ações permanentes de cultura nos bairros que foram atingidos pela tragédia de janeiro de 2011. A arte com certeza ajudaria a amenizar o sofrimento destas pessoas que continuam desassistidas até hoje. (Aprovada por unanimidade).

12 - Implantação do projeto “Jardins Poéticos”, distribuindo pelos logradouros públicos placas ilustrativas com trechos de poetas e escritores locais.

13 - Criação do Museu da Imperatriz Teresa Cristina em Teresópolis, aproveitando seu vasto acervo, que hoje se encontra guardado no Museu Imperial de Petrópolis. (Aprovada por unanimidade).

14 - Reconhecimento do Rio Paquequer, em Teresópolis, como cenário do romance “O Guarani”, criando um memorial com painéis ambientando o texto do escritor José de Alencar na nossa região.

15 - Elaboração e divulgação do calendário oficial de eventos culturais da cidade (impresso e digital).

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário