Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Sensibilização ambiental: atuação rápida de moradores agiliza combate a incêndio no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

Área do Parque Municipal atingida por foco de incêndio florestal no início da semana
Sensibilização ambiental: atuação rápida de moradores agiliza combate a incêndio no Parque Municipal

Teresópolis, 20 de agosto de 2013 – A rápida atuação de um grupo de moradores agilizou o combate a um foco de incêndio florestal no final desta segunda-feira, 4, nas proximidades da Pedra da Tartaruga, no bairro Salaco. Ocorrido na área do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, o fogo atingiu cerca de três hectares que acabara de receber o plantio de mudas numa ação de reflorestamento. O foco foi combatido inicialmente pelos vizinhos da unidade de conservação até a chegada da brigada de incêndio florestal do Parque e de equipe do 16° Grupamento de Bombeiros Militar.

“Os moradores aumentaram o efetivo em ação e o fogo foi apagado em aproximadamente uma hora. Essa mobilização mostra o resultado positivo da sensibilização ambiental realizada pela Secretaria de Meio Ambiente nas comunidades do entorno do parque”, avaliou Paulo Sérgio Bandeira, chefe da unidade de conservação.

Contando atualmente com dez homens, a brigada de incêndio florestal do parque municipal foi criada em 2011, e o pessoal conta com treinamento permanente a respeito de combate a fogo no mato, acidentes com animais peçonhentos e primeiros socorros.

Desde a implantação do parque municipal, em 2009, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalha para desenvolver o sentimento de pertencimento dos moradores do entorno, explicando os cuidados com o meio ambiente e a necessidade de preservação das matas, dos animais e das nascentes. Segundo Bandeira, em quatro anos de existência, foram feitos apenas dois registros de incêndio florestal na área.

“Realizamos um trabalho de prevenção de caráter educativo com os moradores do entorno, junto com o Corpo de Bombeiros, e que é intensificado no período de estiagem das chuvas. Um funcionário percorre as propriedades e entrega uma notificação preventiva aos moradores. Eles tomam conhecimento das principais leis federais, estaduais e municipais de proteção ao meio ambiente relativas ao uso do fogo, desmatamento, caça, extração mineral e poluição da água”, relatou Bandeira.
Quem visita o local para lazer, pesquisa ou atividades de educação ambiental preenche um termo de conhecimento de riscos e normas, onde se identifica e é orientado a seguir regras básicas de comportamento, tanto para a preservação da área quanto para um passeio seguro.

O termo proíbe: entrada ou saída do parque por outro acesso que não seja a portaria, bem como de animais domésticos; acender fogueiras e soltar balões; tocar instrumentos sonoros ou fazer barulho que possa perturbar a fauna e incomodar os outros visitantes; jogar lixo no interior do parque; portar armas ou armadilhas; portar ou consumir bebida alcoólica; coletar plantas, flores e sementes; gravar nomes ou datas em pedra, árvore, imóveis, placas ou outros bens da unidade de conservação; caçar, capturar ou perseguir animais silvestres.

Tanto na sede do bairro Salaco, na cidade, quanto na sede de Santa Rita, no interior, a visitação ao Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis pode ser feita de segunda a domingo, das 9h às 17h com entrada franca. Informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2741-2234.
Sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis em Santa Rita, interior do município

O Parque

Criado em julho de 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ocupa uma área de 4.397 hectares, sendo considerado o maior do estado do Rio de Janeiro. Abrange os bairros Salaco, Posse, Granja Florestal, Campo Grande (na cidade), Santa Rita e Ponte Nova (no interior) e vizinhança. Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto e integra o Mosaico de Unidades de Conservação da Mata Atlântica Central Fluminense.

A área de 42 hectares, da antiga Fazenda Urso Branco, foi adquirida pela Prefeitura no final de 2012 com recursos oriundos da Câmara Estadual de Compensação Ambiental, administrados pelo FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.

Possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes. De acordo com levantamento ecológico financiado pelo FUNBIO, a unidade de conservação possui 121 espécies de aves, 31 de mamíferos – 19 de répteis, dez de anfíbios e oito grupos de insetos, com destaque para espécies em risco de extinção, como morcego amarelo, paca, lontra e ouriço.

Na área aberta ao público com entrada pelo Salaco, além de percorrer com segurança as trilhas, os visitantes encontram locais para a prática do montanhismo, piquenique, acampamento e podem apreciar o fantástico visual, que abrange o centro urbano de Teresópolis, a Serra dos Órgãos e boa parte da topografia do interior do município.
Vista panorâmica da cadeia de montanhas do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis - Mulher de Pedra incluida
Pedra da Tartaruga, formação rochosa localizada no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis


Fotos:Marco Esteves-Jeferson Hermida - Secretaria do Meio Ambiente
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis


Nenhum comentário:

Postar um comentário