Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Mergulhão da Marquês de Paraná é inaugurado em Niterói RJ - 440 anos da cidade

Mergulhão da Marquês de Paraná é inaugurado em Niterói RJ - 440 anos da cidade
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETARIA DE OBRAS - ASSESSORIA DE IMPRENSA
Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2013

Mergulhão da Marquês de Paraná é inaugurado em Niterói
Obra é entregue no dia do aniversário de 440 anos da cidade

No dia em que Niterói completa 440 anos, quem recebeu um presente foram os moradores da cidade. O prefeito Rodrigo Neves, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão, e o secretário estadual de Obras, Hudson Braga, inauguraram o túnel subterrâneo Ângela Fernandes, o Mergulhão, na tarde desta sexta-feira (22/11). A partir de agora, a ligação da Ponte Rio-Niterói com a Zona Sul da cidade será feita com mais rapidez.

A obra, que estava paralisada havia mais de um ano, foi retomada, com o auxílio técnico da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), vinculada à Secretaria estadual de Obras, após a prefeitura efetuar os estudos de sondagens do terreno, elaborar um projeto executivo para a intervenção e implementar uma série de medidas para garantir a total segurança da passagem. A obra foi concluída em 11 meses, após a retomada dos trabalhos. Na cerimônia de entrega, também foi assinado um acordo que prevê a transferência de R$ 3,8 milhões de recursos estaduais para os cofres municipais, para a conclusão do projeto. 

O vice-governador destacou outras parcerias entre o Estado e a prefeitura em andamento.

- É um prazer estar aqui, e um orgulho, para nós fluminenses, comemorarmos o aniversário dessa cidade tão importante, com a entrega para a população de uma obra que trará melhorias significativas para o trânsito e a mobilidade urbana de Niterói. Essa, no entanto, não é a única parceria que temos com a prefeitura. Estamos executando dois grandes programas de recuperação e reurbanização de ruas na cidade, num investimento de cerca de R$ 100 milhões. O Programa Bairro Novo, que vai asfaltar quase 50 quilômetros de ruas na Região Oceânica, e o Programa Asfalto na Porta, que já recapeou mais de 35 ruas do município – disse Pezão.
O prefeito Rodrigo Neves ressaltou a importância da obra.

- Estou muito emocionado. Essa obra foi motivo de transtorno, problemas para a população de Niterói pelos últimos três anos, e nós começamos praticamente do zero. Não havia buraco, não tinha sondagem, não tinha projeto e nós começamos em janeiro com uma visita ao local e, após essa visita, conduzimos essas obras, elaboramos sondagens, projeto, começamos a perfuração do e finalmente concluímos a obra em 11 meses – afirmou o prefeito.

Rodrigo Neves também agradeceu a parceria do governo do estado.

- Essa parceria com o estado foi decisiva para a obra do Mergulhão e várias outras iniciativas se tornassem realidade. Agradeço pelo apoio e parceria do Estado e a todos os envolvidos na obra, desde os engenheiros da Emop, que elaboraram os cálculos para buscar uma solução técnica, aos operários que tornaram a obra uma realidade – ressaltou o prefeito.
Fotos: Érica Ramalho- Leonardo Simplicio
Fonte:Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Estado de Obras do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário