Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Governo RJ apresenta Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil nesta quinta-feira 28/11/13

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ASSESSORIA DE IMPRENSA – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA
Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2013

AVISO DE PAUTA

Governo RJ apresenta ‘Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil’ nesta quinta-feira

Na ocasião, o vice-governador Pezão vai expor as ações e obras governamentais de reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, apresenta, nesta quinta-feira (28/11), às 15 h, no Salão Nobre do Palácio Guanabara, o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil. Na ocasião, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, vai expor as ações e obras governamentais de reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas.

O Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil foi desenvolvido pelo Sistema Estadual de Defesa Civil (SIEDEC) - grupo formado por órgãos e entidades da administração pública estadual e dos municípios, por entidades privadas e pela comunidade - e tem por objetivo planejar, coordenar e promover ações que reduzam os riscos de desastres e possibilitem a proteção global das populações do estado em conjunto com os municípios. O documento consiste em um conjunto de procedimentos e ações para atender emergências bem como definir recursos humanos, suas respectivas competências, recursos materiais, equipamentos complementares para prevenção, controle e enfrentamento de possíveis acidentes.

De acordo com o coronel Sérgio Simões, entre as ações propostas no Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil estão a preparação das comunidades, a pronta resposta nas ações de socorro, a assistência humanitária das populações afetadas e a reabilitação inicial dos cenários afetados pelos desastres.

- O encontro será uma oportunidade para apresentarmos as ações do Governo do Estado do Rio na recuperação de áreas atingidas e também as medidas que vem sendo tomadas para prevenir novos desastres. Queremos ouvir os prefeitos e, juntos, traçarmos as melhores estratégias de atuação nos municípios numa espécie de força-tarefa da prevenção – disse. Segundo Simões, o Plano servirá de base para a elaboração de documentos complementares relacionados ao monitoramento, alerta e alarme com o objetivo de reduzir danos e prejuízos decorrentes de desastres.

Também participarão do encontro o secretário de Estado de Obras, Hudson Braga; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno; o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc; e o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira. Os prefeitos dos 92 municípios fluminenses foram convidados para o evento.

SERVIÇO:

Apresentação das ações governamentais de recuperação das cidades atingidas pelas chuvas e do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio de Janeiro

Data: 28/11 (quinta-feira)
Horário: 15 h
Local: Salão Nobre do Palácio Guanabara – Rua Pinheiro Machado, s/n – Laranjeiras.

Fonte:Secretaria de Obras do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário