Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Maternidades estaduais do Rio de Janeiro oferecem testes neonatais gratuitos

Maternidades estaduais do Rio de Janeiro oferecem testes neonatais gratuitos
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 02 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Maternidades estaduais oferecem testes neonatais gratuitos

Cinco exames são realizados em recém-nascidos e ajudam a prevenir uma série de doenças

Os cinco exames que compõem a triagem neonatal – testes do pezinho, olhinho, coraçãozinho, orelhinha e linguinha – são oferecidos gratuitamente nas oito maternidades do Estado. Nas primeiras 48 horas de vida, os médicos realizam os procedimentos que ajudam a detectar doenças metabólicas, genéticas, infecciosas e congênitas para que possam ser tratadas precocemente. Em 2014, foram realizados mais de 57 mil procedimentos em recém-nascidos, segundo a Secretaria de Saúde.

No teste do olhinho, uma luz é direcionada para o olho da criança para identificar catarata, glaucoma e cegueira, entre outros problemas. No exame do coraçãozinho é verificada a existência de alterações a partir da análise da oxigenação do sangue e dos batimentos cardíacos do bebê.

Já o teste da orelhinha checa problemas auditivos ou diferenças na capacidade de audição do bebê, ajudando a prevenir problemas no desenvolvimento da fala e da linguagem.

O exame do pezinho é feito com uma gota de sangue retirada do calcanhar e pode detectar doenças como anemia falciforme e hipotireoidismo congênito que influenciam o desenvolvimento mental e físico da criança. Este é o único exame que pode ser feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida.

Assistência nas primeiras horas

No exame da linguinha, um fonoaudiólogo examina boca e língua do recém- nascido para verificar se ele consegue mamar e se terá dificuldades para mastigar e falar. Obrigatório desde junho, este teste é oferecido no Hospital da Mãe e no Albert Schweitzer.

– Os exames de triagem são uma garantia de que, se algo estiver errado com o neném, podemos tratar precocemente. As mães têm a segurança de que seu filho está sendo bem assistido nas primeiras horas de vida – disse a assessora da Coordenação de Maternidades, Ivna Marques.

Os testes são realizados nas maternidades dos hospitais Albert Schweitzer, em Realengo; Rocha Faria, em Campo Grande; Azevedo Lima, em Niterói; Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias; Vereador Melchíades Calazans, em Nilópolis; Hospital da Mulher, em São João de Meriti; Hospital da Mãe, em Mesquita; e Hospital dos Lagos, em Saquarema.

Fotos: Maurício Bazílio
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário