Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Projetos de iluminação solar integram obras do Estado do Rio

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Projetos de iluminação solar integram obras do Estado
Sistema sustentável gera economia e preserva o meio ambiente

Fonte de energia limpa e sustentável, a iluminação solar tem sido utilizada em obras do Governo do Estado. Arco Metropolitano, dois viadutos em Japeri, o Maracanã e a Biblioteca Parque, no centro do Rio, que ganhou um prêmio inédito na área de sustentabilidade, são alguma das intervenções concebidas com foco em economia de energia e redução da agressão ao meio ambiente.

Após sua inauguração, em 2014, o Arco Metropolitano começou a receber iluminação especial. Ao longo dos 72 quilômetros da via, já foram colocados 4,3 mil postes com placas de energia solar acopladas e lâmpadas de LED. Com isso, a rodovia passará a ser uma das maiores estradas do mundo iluminadas com o uso de fonte energética renovável. 

- A economia gerada equivale ao consumo de energia convencional de cerca de 5 mil famílias de baixa renda - disse o secretário de Obras, José Iran Peixoto Junior.

A luz solar é captada pelas placas e convertida em energia elétrica que, armazenada em baterias, alimenta as luminárias à noite. Equipadas com um sensor, as lâmpadas se apagam com a luz do dia.

Premiação inédita no país

Reinaugurada em março do ano passado, a Biblioteca Parque também foi idealizada sob o conceito da redução dos impactos ambientais. O espaço ganhou a Certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) Ouro, selo que atesta a sustentabilidade do empreendimento e a qualidade dos sistemas implantados. É a primeira vez que uma biblioteca brasileira recebe a premiação.

O projeto conta com uma usina de geração de energia fotovoltaica, com cerca de 40 kW pico de potência instalada e capaz de gerar 50 MWh por ano, assegurando a economia no consumo de energia. Foram implantados 162 módulos monocristalinos, apoiados em estrutura fixada na cobertura, e seis inversores que transformam a energia para uso no sistema elétrico. 

O Maracanã ganhou projeto sustentável semelhante. O Maracanã Solar é um moderno sistema de geração e utilização de energia solar com potencial de iluminar todo o espaço. O projeto recebeu investimentos privados de R$ 12 milhões e conta com 1.552 módulos fotovoltaicos, totalizando uma área de 2.380 metros quadrados.

Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Consórcio Maracanã Solar - formado pela Light Esco e pela Electricité de France -, o projeto integra o Rio Capital da Energia.

Energia autônoma

A economia gerada e a ausência de danos ao meio ambiente são alguns dos benefícios do uso da luz solar. Enquanto uma luminária convencional de vapor de sódio consome 400 Watts de energia e tem vida útil de apenas um ano e meio, a lâmpada de LED consome 150 Watts com vida útil de 10 anos, em média, evitando manutenções corretivas frequentes.

Os postes contam com geração de energia autônoma. E, em caso de condições climáticas adversas, como falta de sol, as baterias possuem carga para alimentar as luminárias por três dias.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário