Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Grupamento de Policiamento em Estádios do Rio é referência

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 10 de junho de 2015
Núcleo de Imprensa

Grupamento de Policiamento em Estádios é referência
Procedimentos adotados no Rio podem ser replicados em outros estados

Único núcleo especializado em segurança de competições de futebol, o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios do Estado do Rio de Janeiro (Gepe) pode se tornar modelo para todo o país. O trabalho realizado pela força policial, que é considerado exitoso por torcedores e membros de torcidas organizadas, poderá servir de referência para a criação de um plano unificado de segurança, elaborado pelos ministérios da Justiça e do Esporte.

Padronização

No fim do mês de maio a intenção de padronizar os procedimentos de segurança em estádios em todo o Brasil foi anunciada pela secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e pelo secretário Nacional do Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, em visita ao estádio do Maracanã, durante o jogo entre Fluminense e Corinthians, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

- Estamos criando procedimentos operacionais padrão com as Forças de Segurança, para que torcedores e jogadores tenham segurança ao irem a jogos de futebol. Esta vinda ao Rio de Janeiro foi importante porque o procedimento aqui é exitoso e merece ser replicado - disse a secretária.

Entre os fatores que chamaram a atenção das autoridades está a especialização dos PMs do grupamento, que se dedicam exclusivamente ao patrulhamento de estádios.

- Somos o único grupamento especializado que trabalha com futebol. As outras unidades do Brasil utilizam o Batalhão do Choque e outras os batalhões de área. Não existe uma padronização do serviço. Além disso, temos um trabalho de escolta importante, que faz com que as torcidas do Rio e de outros estados busquem o nosso apoio. Os policiais atuam sempre na mesma função, e isso aprimora a especialização. Temos realizado uma série de ações conjuntas que tornam a segurança em estádios um modelo a ser seguido - afirmou o comandante do Gepe, tenente-coronel João Fiorentini.

Investimento em qualificação

Em 2012, foi criado o curso de Policiamento em Praças Desportivas. O policial do Gepe é treinado no módulo, que tem duração de 45 dias e 36 disciplinas. Entre os temas abordados nas aulas estão Psicologia de Multidões, Direitos Humanos, Ética, Táticas Não-Letais, Primeiros Socorros e Policiamento em Estádios.

- Os nossos policiais conhecem os torcedores pelo nome e esta proximidade dos PMs com o cidadão é muito importante - explicou Fiorentini.

O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios do Estado do Rio de Janeiro também convida as torcidas organizadas para uma reunião em sua sede, no bairro de Deodoro, na Zona Norte.

Os encontros permitem que os membros do Gepe possam se planejar alocando o número de policiais para o evento esportivo de futebol que irá se realizar.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário