Festival Sesc Rio de Inverno atrai cerca de 40 mil pessoas em Teresópolis
A preços reduzidos ou de graça, população da cidade teve acesso a aclamados espetáculos de música, dança e teatro, entre uma série de atividades culturais
Com os termômetros da cidade marcando temperaturas que fizeram jus ao nome, o Festival Sesc Rio de Inverno chegou ao fim no último domingo, dia 28/7, em Teresópolis. Quem fechou o evento foi os Paralamas do Sucesso, em show emocionante assistido por cerca de 10 mil pessoas, que tomaram a Praça Olímpica. Somando quem participou das demais atividades culturais promovidas pelo Sesc Teresópolis desde 13/7, o público totalizou cerca de 40 mil pessoas.
Além dos Paralamas, passaram pelo palco montado na praça Zé Ramalho, Titãs e Diogo Nogueira, que juntos sacudiram um público de quase 30 mil somente nos quatro últimos dias do Festival. As demais atividades e atrações que envolveram música, teatro, dança, artes visuais, cinema, literatura, além de debates, oficinas e palestras, atraíram mais de 8 mil pessoas. Para o gerente do Sesc Rio, Eugênio Nascimento, o evento foi um sucesso, tanto em aspectos quantitativos como qualitativos:
- O Festival Sesc Rio de Inverno superou as expectativas, atraindo um grande público em todas as suas atividades. Essas pessoas são privilegiadas, pois a preços reduzidos ou de graça tiveram contato com espetáculos musicais e teatrais consagrados, além de terem exercitado seu lado artístico em oficinas realizadas por profissionais de notado talento.
Neste mês de julho, a quadra esportiva do Sesc ganhou um palco onde também se apresentaram nomes de peso no cenário musical brasileiro: Lenine, Erasmo Carlos e Roberta Sá. O local também recebeu espetáculos que foram sucesso de público e crítica, como o musical “Gonzagão – A lenda”, que conta sobre a vida do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e divertidas peças infantis, que encantaram crianças, adultos e idosos, como “Sambinha”, um musical que conta através de sambas tradicionais o cotidiano de duas famílias – uma do subúrbio e outra da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Já pelo Teatro do Sesc Teresópolis passaram vários talentos da dramaturgia brasileira. Domingos Montagner e sua companhia de teatro La Mínima apresentaram o espetáculo “Mistero Buffo”. Maria Clara Gueiros interpretou a ex-bailarina Paula Menezes em “A garota do adeus”. O vencedor do Prêmio Shell de Melhor Ator, Charles Fricks, encenou “O filho eterno”, adaptação do aclamado livro homônimo de Cristovão Tezza. Aos 77 anos, Emiliano Queiroz esteve à frente do monólogo “Na sobremesa da vida”. Um grande elenco, que incluiu Ricardo Blat e Thelmo Fernandes, conduziu “A arte da comédia”. E a peça “A revista do ano – O olimpo carioca”, da dramaturga Tânia Brandão, trouxe à cidade um elenco de 15 atores e sete músicos, que no palco promoveram uma grande festa teatral em homenagem ao Rio de Janeiro contemporâneo, exaltando os episódios mais marcantes de 2011 e 2012.
Dois espetáculos de dança integraram a programação: “Água de beber”, em que seis atores-músicos-capoeiristas encenaram, com música e jogo de capoeira, pequenas histórias, inspiradas no livro “Santugri: contos de mandinga e capoeiragem”, de Muniz Sodré; e “OGNAT”, uma leitura antropofágica do tango em tributo ao ícone desse gênero musical, Astor Piazzola.
LITERATURA E TALENTOS LOCAIS – Uma série de atividades do Festival Sesc Rio de Inverno atraíram o público ao Palacete Granado, o belo casarão construído no início do século passado e onde viveu o fundador da tradicional drogaria que leva seu sobrenome. Talentos da música local, entre eles Toni Rezende, Fátima Gaspar, Mani Carneiro e Grupo Tangará, fizeram a trilha sonora de encontros no café Doce e Roça, localizado no subsolo do casarão. Na biblioteca do Sesc, no pavimento principal, estudiosos e escritores discutiram sobre os rumos da literatura diante dos desafios contemporâneos, como Eduardo Spohr, Bráulio Tavares, Cora Rónai, Luciana Hidalgo e Heloisa Buarque de Hollanda.
Acrescentando as sessões de cinema na biblioteca e ao ar livre, as oficinas artísticas e as perfomances de teatro de rua foram realizadas mais de 50 atividades na cidade durante o Festival, o que reafirma o compromisso do Sesc Teresópolis de levar cultura, lazer e entretenimento à comunidade local.
Fotos:divulgação/Álvaro Bacim