Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Implantação de pequenas centrais hidrelétricas em Teresópolis é tema do Projeto Quartas Ambientais

Implantação de pequenas centrais hidrelétricas em
Teresópolis é tema do Projeto Quartas Ambientais

Teresópolis, 1º de agosto de 2011 – Acontece nesta quarta-feira, 3 de agosto, às 15h, mais uma edição do Projeto Quartas Ambientais, iniciativa pioneira do Governo Jorge Mario que visa a conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente. O tema da palestra deste mês, que acontece no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea), é “A implantação da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Poço Fundo e a sua importância para o desenvolvimento local”.

O tema será apresentado pelos técnicos Carlos Pedro dos Santos e Carlos Bizerril, da empresa Poço Fundo Energia, responsável pela implantação da PCH Poço Fundo, na divisa com o município de São José do Vale do Rio Preto, e da PCH Providência, no 2º Distrito de Teresópolis.

Estudos recentes indicam que, dependendo de algumas variáveis (econômicas, sociais, tecnológicas etc), o crescimento do consumo de energia elétrica no Brasil deverá situar-se em cerca de 5% ao ano, nos próximos dez anos.

Atualmente, as Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas são responsáveis por quase 3% da energia produzida em todo o território nacional. Desse modo, as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) são importantes elos da cadeia energética brasileira, baseada essencialmente na produção hidráulica. Segundo a Resolução 394 da Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), são consideradas PCHs as usinas com capacidade de produção entre um e trinta megawatts e com uma área total do reservatório igual ou inferior a três quilômetros quadrados.

Em princípio, a instalação de uma PCH se dá, principalmente, em rios de pequeno e médio portes que possuam desníveis significativos durante seu percurso, gerando potência hidráulica suficiente para movimentar as turbinas. Consequentemente, a sua instalação resulta em menores impactos ambientais e se presta à geração descentralizada de energia.

Nesse contexto, estão em fase de implantação em Teresópolis dois projetos visando a instalação de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas. A primeira na divisa com São José do Vale do Rio Preto (PCH Poço Fundo) e a segunda na localidade de Providência (PCH Providência). “Considerando a relevância do empreendimento para o município e a importância do tema da palestra para gestores públicos e privados, técnicos e a população em geral, convidamos todos os interessados para esta apresentação”, conclama o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Maurício Lopes.

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário